Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Web Summit em Lisboa é mais institucional e tem autarcas estrangeiros

o antigo secretário de Estado Leonardo Mathias, que liderou a candidatura de Lisboa à Web Summit, disse à Lusa que o evento deste ano traz algumas mudanças, entre elas uma presença "mais institucional".

Web Summit em Lisboa é mais institucional e tem autarcas estrangeiros
Notícias ao Minuto

19:02 - 07/10/16 por Lusa

Tech Leonardo Mathias

Paddy Cosgrave, pelo presidente e fundador da Web Summit, "deu um passo que ele não estava à espera dar, ele tornou a Web Summit muito mais institucional, é a grande novidade de Lisboa", afirmou o ex-governante.

"A grande diferença, e esta é a expressão que ele mais gosta sobre a Web Summit, é que enquanto a reunião de Davos é para a Marinha, a Web Summit é para os piratas", acrescentou Leonardo Mathias, que mantém uma relação próxima com Paddy, com quem costuma almoçar ou jantar quando este vem à capital portuguesa.

Ou seja, pela primeira vez vão estar presentes comissários europeus, além de membros de governos, num evento que conta com as presenças da Google e da Apple, numa altura em que se debate questões de concorrência.

"A segunda mudança muito interessante também do Paddy, e aí bem, não sei até que ponto é que Fernando Medina [presidente da câmara de Lisboa] teve impacto ou não, na altura já tínhamos pensado nisso (...), foi a de como é que se gere uma cidade 'conect' [ligada]", revelou.

"Se não me engano já foram convidados e já disseram que sim quase 100 presidentes de câmara, mas não estamos só a falar de Freixo de Espada a Cinta. Estou a falar de Tóquio, Paris, de Nova Iorque", entre outros.

Questionado se foi contactado ou convidado para o evento pelo Governo português, Leonardo Mathias disse que não.

"Nunca mais falei com ninguém que esteja envolvido no processo, ninguém do atual Governo, ninguém do ministério da Economia, nem de outro ministério", disse.

Leonardo Mathias adiantou que costuma encontrar-se com Paddy Cosgrave e com o David Kelly (cofundador da Web Summit) e confidenciou que na véspera de conhecerem o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o primeiro-ministro, António Costa, os responsáveis jantaram com o ex-governante, onde trocaram ideias.

"Não recebi convite para nenhum [evento], sei que vai haver eventos, ou pelo menos é o que eu sei pela imprensa, sei que o senhor Presidente [da República] vai fazer um evento na Ajuda, sei que tem havido eventos. Nunca fui contactado para nada", salientou.

No entanto, "simpaticamente, o Paddy deu-me um bilhete de platina e, portanto, vou estar como cidadão a assistir e estou agora a fazer as minhas reservas às áreas que acho mais interessantes", acrescentou.

A Web Summit realiza-se entre 07 e 10 de novembro.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório