Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Tecnologia ajuda a "reconstruir sentidos de vida" de sem-abrigo

A Comunidade Vida e Paz, que apoia sem-abrigo de Lisboa, está a testar uma plataforma digital para melhor cumprir o objetivo de "reconstruir sentidos de vida" e a convicção é de que a tecnologia poderá ajudar à coordenação entre organizações.

Tecnologia ajuda a "reconstruir sentidos de vida" de sem-abrigo
Notícias ao Minuto

06:17 - 02/10/16 por Lusa

Tech Organização

A ideia de criar uma ferramenta que substituísse trocas de informações feitas sobretudo através de papel e de telefonemas resultou na aidHound, que integra até meados de outubro a fase de experimentação do projeto Smart Open Lisboa (SOL) e que participará na WebSummit de Lisboa, um dos principais eventos mundiais de inovação.

O presidente da Comunidade Vida e Paz (CVP), Henrique Joaquim, resumiu à agência Lusa que a plataforma serve para "cuidar de quem cuida" -- os voluntários -, além de detalhar perfis e percursos de pessoas sem-abrigo, para facilitar a intervenção de técnicos e "reconstruir sentidos de vida".

"E em vez de andarmos a multiplicar e a sobrepor intervenções e abordagens à mesma pessoa, poderemos, se calhar, coordenar-nos melhor", acrescentou o responsável, indicando que a CVP não pretende ser a única organização a usar a aplicação.

"Não quer dizer que isto exclua outros, mas se calhar inclui, organiza-nos para termos um objetivo mais rápido que é: quanto mais rápido conseguirmos tirar aquela pessoa daquela situação, melhor. Quanto menos custos e menos recursos tivermos que gastar, melhor", argumentou.

Atualmente estão registados cerca de 500 voluntários e "umas boas dezenas de pessoas em situação de sem-abrigo".

Na versão ainda em teste já é possível ao voluntário fazer o relatório da ronda, registar quantas refeições foram fornecidas e o "mais importante: quantos contactos estabelece, quantos encaminhamentos faz e que sinalizações faz", relatou Henrique Joaquim, explicando que uma sinalização significa que um voluntário indicou uma pessoa para apoio, a ser gerido pela equipa técnica.

É que o objetivo de mudar vidas continua, mas agora de outra forma.

"No passado já lá chegávamos, mas aqui tem havido ganhos de eficiência muito grandes, com bons resultados para todas as partes, em primeiro lugar para as pessoas em situação de sem-abrigo", resumiu à Lusa.

Pedro Pimentel, um dos autores da aidHound, repete que não se está a inventar nada com esta aplicação dirigida à organização não-governamental.

"Basicamente foi muito um trabalho de observação do que já era feito em ferramentas mais arcaicas - telefonemas, papel, Excel -- e transportar isso tudo para um processo que fizesse sentido no digital", explicou o sócio da consultora de tecnologias de informação I AM.

Na lista de vantagens está a facilidade de consulta dos registos, por exemplo, por outra equipa de voluntários ou pela gestão da CVP, permitindo uma "ajuda mais assertiva, muito mais informada" e a otimização das intervenções.

Com o preenchimento de perfis de pessoas sem-abrigo, incluindo o local onde podem ser encontrados, pode-se lançar alertas vários, acrescentou Pedro Pimentel, referindo que a aplicação inclui ainda áreas para formação e para acompanhar a trajetória de pessoas que passaram a ter apoio profissional.

Além de conceitos próprios da área de Gestão, a aidHound obrigou à inclusão de outros inerentes ao Direito, porque a privacidade também é prioritária.

Assim, um voluntário pode ser excluído caso desrespeite o sigilo e o bom uso da informação recolhida, que apenas pode ser usada para ajudar a pessoa com a equipa da CVP, notou o dirigente da instituição, referindo a colaboração com a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório