Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Tecnológicas celebram aliança histórica na IA. Há uma (grande) ausência

A aliança ‘Partnership on AI’ terá como objetivo partilhar informações sobre o desenvolvimento de inteligência artificial.

Tecnológicas celebram aliança histórica na IA. Há uma (grande) ausência

Foi anunciada uma aliança histórica entre empresas tecnológicas com o intuito de estabelecer uma fundação sólida para o desenvolvimento de inteligências artificiais (IA). A aliança será uma organização sem fins lucrativos – de nome ‘Partnership on AI’ – é composta pelo Facebook, DeepMind (Google), Amazon, Microsoft e IBM e terá como dirigentes o responsável pela área de Investigação da Microsoft, Eric Horvitz, e um dos fundadores da DeepMind, Mustafa Suleyman.

A aliança foi anunciada numa conferência à imprensa, onde foram delineados dois objetivos para esta iniciativa. Um deles será educar o público e sociedade sobre a IA e a crescente automatização do trabalho que será possível graças à sua integração nas tarefas diárias (como conduzir carros). O outro passa por garantir que as empresas a trabalhar na área estão a conduzir o desenvolvimento com as melhores práticas possíveis com o acompanhamento de especialistas independentes.

“A razão porque estamos todos a trabalhar em IA é porque acreditamos mesmo na sua habilidade de transformar o nosso mundo. O impacto positivo da IA dependerá não só da qualidade dos nossos algoritmos como também da dimensão do debate público… para garantir que a IA é compreendida e beneficia tantas pessoas quantas possível”, declarou Suleyman de acordo com o The Verge.

Toda as empresas que fazem parte da aliança já tinham anteriormente projetos de inteligência artificial em andamento, pelo que a sua inclusão não é uma surpresa. Todavia, o mesmo não se pode dizer da ausência da Apple.

É público que a Apple se encontra a desenvolver os seus próprios algoritmos que ajudem a melhorar a assistente virtual Siri. Porém, a verdade é que a Apple pouco revela sobre os seus projetos que ainda se encontram em desenvolvimento, preferindo trabalhar sozinha e adotar à letra o lema “o segredo é a alma do negócio".

Apesar disto, Horvitz está otimista que a tecnológica de Cupertino se venha a juntar à aliança. “Temos estado em conversações com a Apple e estão entusiasmados com a iniciativa. Pessoalmente espero vê-los a juntarem-se a nós”, afirmou.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório