Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

NASA descobre jatos de vapor na lua Europa de Júpiter

Informações reveladas pela agência norte-americana trazem esperança aos amantes do Espaço.

NASA descobre jatos de vapor na lua Europa de Júpiter
Notícias ao Minuto

20:00 - 26/09/16 por Inês André de Figueiredo com Lusa

Tech Agência

A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) anunciou que uma das luas de Júpiter – Europa – pode emitir vapores de água para o Espaço. A descoberta foi feita a partir da observação do telescópio espacial Hubble e foi revelado que havia atividade no pequeno planeta.

O anúncio vem confirmar as observações já feitas em 2014 e dá início à possibilidade de futuras missões serem capazes de colher amostras de água sem necessidade de pousar e perfurar o gelo.

"O oceano da Europa é considerado um dos lugares que poderá abrigar vida no sistema solar", disse o diretor interino de Missões de Ciência da NASA em Washington, Geoff Yoder.

As emissões atingem uma altura de cerca de 200 quilómetros de altura. A superfície da Lusa Europa tem um enorme oceano com duas vezes a água de todos os oceanos da Terra, mas o líquido está protegido por uma camada de gelo, cuja espessura é desconhecida.

Caso se confirme a descoberta hoje anunciada, a Europa será a segunda lua do sistema solar conhecida por ter emissões de vapor de água.

Em 2005, a nave internacional Cassini, da NASA, detetou jatos de vapor de água e poeira na superfície da lua Enceladus, do planeta Saturno.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório