Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal é um dos países com melhores condições para carros elétricos

Um estudo divulgado pela ZERO aponta para dados que mostram a viabilidade deste tipo de veículos no nosso país.

Portugal é um dos países com melhores condições para carros elétricos
Notícias ao Minuto

15:50 - 26/09/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Energia

Os veículos elétricos preparam-se em breve para inundar a indústria automóvel e Portugal, tendo em conta a evolução do mercado energético no nosso país, está bem colocado para receber este tipo de veículos. Quem o diz é a Agência Europeia do Ambiente através de um estudo divulgado pela ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Neste estudo é notória a alta taxa de descarbonização que o nosso país terá em 2050, que praticamente dá como extinta a utilização de fontes de energia não renovável. Os combustíveis fósseis serão assim substituídos por fontes de energia renovável, que fornecerão mais de 60% da eletricidade. Ao mesmo tempo, a quota de automóveis elétricos será de 12%, tornando-se a “solução mais amiga do ambiente, no quadro de uma mobilidade mais sustentável”.

“A ZERO defende assim que é fundamental mais incentivos à mobilidade elétrica, quer para a compra de veículos, quer na infraestrutura, a par de investimentos cruciais na produção de eletricidade renovável que têm ultimamente sofrido de alguma estagnação, devendo grande parte da prioridade ser canalizada para a energia solar”, pode ler-se no comunicado enviado pela associação encabeçada por Francisco Ferreira.

Uma das medidas avançadas pela ZERO que incentivaria os consumidores a investir neste tipo de veículos seria a criação de uma “rede de abastecimento”, para que fosse possível aos donos de carros elétricos recarregar os seus veículos durante o dia.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório