Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Facebook acusado (novamente) de censurar jornalistas

“A nossa equipa processa milhões de denúncias todas as semanas e às vezes erramos. Pedimos desculpa por este erro”.

Facebook acusado (novamente) de censurar jornalistas

O Facebook bloqueou incorretamente as contas de membros pertencentes a duas publicações de notícias palestinianas, medidas que a rede social reconheceu como erradas e que se apressou a corrigir. Os motivos relacionados com a suspensão estiveram relacionados com a violação dos standards da comunidade da rede social, tendo estado também envolvidas medidas de Israel para combater o incitamento online à violência.

Conta a Al Jazeera que no total foram quatro editoras da Shehab News Agency e três executivos da Quds News Network a terem as suas contas pessoais bloqueadas, sendo que em ambos os casos não foram dados no momento qualquer explicação ou aviso prévio. Israel tem apertado cada vez mais o controlo ao tipo de discurso nas redes sociais mas, ao que parece, este bloqueio parece ter sido mesmo um erro da parte do Facebook, que não demorou a devolver o controlo das contas na rede social aos seus donos legítimos.

“As páginas foram removidas por erro e restauradas assim que nos foi possível investigar. A nossa equipa processa milhões de denúncias todas as semanas e às vezes erramos. Pedimos desculpa por este erro”, pode ler-se no comunicado enviado pelo Facebook ao The Electronic Intifada. Ainda assim, o Facebook não se livrou de um protesto por parte de jornalistas palestinianos que acusaram a rede social de cooperar com o governo de Israel.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório