Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Coreia do Norte testa com êxito foguetão para lançar satélites

A Coreia do Norte realizou um bem-sucedido teste de um novo foguetão, anunciou hoje a imprensa estatal do país.

Coreia do Norte testa com êxito foguetão para lançar satélites
Notícias ao Minuto

06:06 - 20/09/16 por Lusa

Tech Engenho

O engenho vai dar ao país "a capacidade suficiente para lançar vários tipos de satélite, incluindo um de observação da Terra à escala mundial", especificou a agência noticiosa KCNA.

O líder norte-coreano Kim Jong-un supervisionou o teste subterrâneo no Centro Espacial Sohae, cujo objetivo era "confirmar a função da câmara de combustão, a exatidão do funcionamento das válvulas e os sistemas de controlo e fiabilidade do motor durante o tempo de funcionamento de cerca de 200 segundos", acrescentou a agência.

O êxito do fabrico do motor, que alcançou "os valores estimados" durante o teste, dá à Coreia do Norte a capacidade para lançar vários tipos de satélites, incluindo de observação da Terra, como parte do programa espacial de cinco anos do regime, destacou a KCNA.

Kim apelou aos dirigentes, cientistas e técnicos para "finalizarem os preparativos para o lançamento do satélite assim que possível", indicou a agência.

Acredita-se que a Coreia do Norte possa celebrar o 68.º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia, no dia 10 de outubro, com o lançamento de um satélite.

O líder norte-coreano apelou ainda ao lançamento de mais 'rockets' de modo a transformar o país num "possuidor de satélites geoestacionários nos próximos dois anos".

Esta tratou-se da primeira aparição pública de Kim noticiada pelos meios de comunicação estatais desde que Pyongyang fez o quinto ensaio nuclear a 09 de setembro.

A Coreia do Norte foi alvo de cinco 'pacotes' de sanções das Nações Unidas desde que testou pela primeira vez um dispositivo nuclear, em 2006, mas insiste que vai continuar.

A KCNA não indicou a data do teste, mas é habitual que os meios de comunicação social estatais relatem as atividades de Kim com um dia de atraso.

O teste acontece depois de a Coreia do Norte ter, no início do mês, anunciado que conseguiu testar, com êxito, uma ogiva nuclear que pode ser colocada num míssil, e segue-se a uma série de lançamentos de mísseis balísticos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório