Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Cientistas podem ter descoberto forma de apagar e moldar memórias

O documentário ‘Memory Hackers’ mostra que já estamos próximos de uma realidade que ajude apenas a reter informação relevante.

Cientistas podem ter descoberto forma de apagar e moldar memórias

Pode parecer saído de uma obra de ficção científica mas a possibilidade de apagar e moldar memórias pode estar mais próxima do que poderia esperar, com medicação que pode ajudar a esquecer determinadas memórias mais dolorosas ou informação pouco relevante.

Um documentário do canal PBS de nome ‘Memory Hackers’ pretende debruçar-se sobre o assunto, procurando mostrar como a memória não é algo estanque mas sim moldável ao ponto de poder ser editada por nós e pelos outros.

“Durante grande parte da história humana a memória tem sido vista como um gravador que fielmente regista informação e replica intacta. Agora, há investigadores que estão a descobrir que a memória é muito mais maleável, sempre a ser escrita e reescrita não apenas por nós como pelos outros. Estamos a descobrir os mecanismos precisos que podem explicar e até controlar as nossas memórias”, contaram os responsáveis pelo documentário ao The Telegraph.

Chegar a uma forma de alterar ou até apagar memórias à escolha poderia ser uma forma de ajudar pessoas que sofram de Memória Autobiográfica Altamente Superior, e que nunca se esquecem de nada. Com uma solução para combater este síndrome, seria possível arranjar formas de distinguir entre informações que valem a pena prescindir ou manter.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório