Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Com esta câmara conseguirá ler livros fechados

Investigadores do MIT utilizaram radições terahertz capaz de discernir as diferentes letras de um texto entre páginas distintas.

Notícias ao Minuto

07:30 - 13/09/16 por Miguel Patinha Dias

Tech MIT

Um grupo de investigadores do MIT conseguiu desenvolver uma câmara com a qual é possível ler um livro sem que esteja aberto. O segredo está na utilização de radiação terahertz, a qual se situa entre microondas e espetros infravermelhos.

Conta o Gizmodo que através deste tipo de radiação é possível notar diferentes tipos de químicos, uma capacidade que permite discernir entre o papel e a tinta utilizada nas letras. Os investigadores foram além do que esperado ao criar algoritmos capazes de ler a informação recebida, traduzindo as frequências conforme estas são recebidas de volta pela câmara. São estas mesmas frequências que permitem ainda à câmara perceber a página em que as letras, palavras e frases se encontram, o que impede que a informação gerada não se confunda entre si.

A equipa continuará a desenvolver esta câmara para que seja capaz de ‘ler’ livros inteiros e não apenas as nove páginas para as quais está capacitada. Em cima pode ver um vídeo sobre a investigação desta câmara.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório