Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Jovens desenvolvem simuladores para formar soldadores

Uma equipa de jovens engenheiros desenvolveu em Sever do Vouga simuladores de realidade virtual aumentada para formar soldadores, face à carência de mão-de-obra especializada com que as indústrias metalúrgica e metalomecânica se debatem na região.

Jovens desenvolvem simuladores para formar soldadores
Notícias ao Minuto

16:11 - 31/08/16 por Lusa

Tech Sever do Vouga

Os jovens, que criaram uma "start up" no Centro de inovação de Sever do Vouga (VougaPark), denominada MWS -- Master Welding Solutions, estimam que os simuladores permitam reduzir em cerca de 50% o tempo e material necessário para formar um soldador.

Segundo os jovens empresários, "o equipamento permite ao formando, num ambiente de realidade virtual aumentada, "adquirir conhecimentos práticos de uma forma segura, não intrusiva e extremamente interativa".

"Os formandos familiarizam-se com os procedimentos e aprendem a ter um maior controlo dos ângulos de trabalho, parâmetros elétricos, velocidade de avanço e, no final, através de um 'rating' que regista os resultados em tempo real, sabem qual foi a sua avaliação e onde estão localizados os erros de forma a corrigi-los. É uma forma de aprender mais dinâmica e atrativa", explicam David Cavaleiro e Pax Rocha.

Com essa tecnologia, que afirmam ser única em Portugal, pretendem "aumentar o número de pessoas qualificadas e potenciar o desempenho do tecido empresarial", respondendo à dificuldade sentida pelas empresas metalomecânicas da região em conseguir técnicos qualificados.

Com conhecimento consolidado na Indústria Metalomecânica e Energética, David Cavaleiro e Pax Rocha apresentam dia 16, pelas 18 horas, a MWS e os seus serviços, no VougaPark onde a "start up" tem a sua sede.

"Dentro das áreas estratégicas do VougaPark, que passam pela Metalomecânica, Agronegócio e Floresta, Desporto e Aventura, Saúde e Bem-Estar, a MWS é um projeto âncora na área da formação metalomecânica. É uma mais-valia para a região na medida que vem dar resposta a uma questão antiga do nosso tecido empresarial: ter acesso à mão-de-obra qualificada, em especial na soldadura", refere Andreia Fonseca, diretora de operações do VougaPark.

O VougaPark - Centro de Inovação, pertence à rede IERA -- Incubadora de Empresas da Região de Aveiro e está instalado num edifício emblemático de Sever do Vouga, a antiga Fábrica das Massas Alimentares Vouga, votada ao abandono por muitos anos, que ganhou uma nova vida com o apoio dos fundos comunitários, através de um investimento superior a 6,5 milhões de euros.

MSO // MSP

Lusa / Fim

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório