Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Vidas pessoal e profissional separadas? Não com o Facebook

Algumas empresas usam as páginas de redes sociais dos seus trabalhadores para criar perfis específicos.

Vidas pessoal e profissional separadas? Não com o Facebook

Se acha que está a salvo de ser julgado pelos seus chefes através da sua página no Facebook saiba que está enganado, uma vez que não há qualquer direito a identidade privada online. Esta questão abre caminho para empresas que monitorizam os comportamentos dos seus colaboradores através dos perfis nas redes sociais.

De acordo com uma investigação a decorrer na Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, 60% dos trabalhadores inquiridos crê que tem direito a essa privacidade, algo que simplesmente não se verifica. Este desconhecimento abre caminho a que as empresas criem perfis sobre os seus trabalhadores, algo que nem sempre é tornado claro.

“Apenas 7% dos trabalhadores está consciente que foram criados perfis deles em algum momento. Porém, 29% dos trabalhadores testemunhou ou ouvir de criar perfis dentro da sua organização. O que isso sugere é a diferença entre o que a entidades patronais dizem que estão a fazer e o que os trabalhadores têm conhecimento”, concluiu uma das autores, Paula McDonald, em conversa com o Metro.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório