Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Conheça as principais concorrentes da Apple na China

O bom desempenho destas marcas resultaram numa queda de 33% das vendas da tecnológica de Cupertino no território chinês.

Com milhões de utilizadores de smartphones, é fácil perceber porque o mercado chinês é cativante para a Apple. O próprio CEO,Tim Cook, não poupa esforços e costuma intervir pessoalmente de forma a manter boas relações com o país. Porém, permear no mercado chinês não é fácil e se assim é deve-se a quatro grandes fabricantes chinesas: a Vivo, a OPPO, a Huawei e a Xiaomi.

Estas quatro fabricantes compõem 56% do mercado chinês e estão entre as responsáveis pela queda de 33% das vendas do segundo trimestre da Apple na China.

A Vivo e a Oppo são detidas pela mesma empresa, a BBK Electronics, o que, como indica a CNN Money, faz com que sejam encontradas várias semelhanças nas suas estratégias.

O foco está nas cidades mais pequenas. Seria de esperar que fizessem concorrência uma à outra mas, ambas estão a ter bons desempenhos nas suas próprias lojas. No relatório financeiro relativo ao segundo trimestre, a Vivo apresentava um crescimento ao ano de 74,7% a OPPO apresentava 124.1%.

A Huawei não fica atrás e, a juntar-se ao recente bom desempenho da marca no mercado ocidental, encontra-se no topo da tabela de vendas da China e apresenta um crescimento ao ano de 15.2%. A boa prestação da Huawei no mercado mundial fica ainda bem marcada pela 3ª posição que ocupa na tabela de vendas em todo o mundo,

Fica ainda a faltar a Xiaomi, empresa que gozou de um crescimento notável desde que foi criada em 2010. O sucesso desta fabricante no mercado de smartphones resultou na abrangência da empresas para outras áreas de negócio, com outros produtos como panelas de arroz e balanças.

Se por falta de foco ou por estratégia desajustada, a Xiaomi viu os seus números de vendas descerem durante este último trimestre, algo que a fabricante tentará contrariar recorrendo a celebridades conhecidas. Esta estratégia tem-se provado acertada para a receita de crescimento da Vivo, OPPO e Huawei, tornando-se uma questão de interesse verificar se surte efeito na Xiaomi e reverter os 38.4% negativos no crescimento anual da empresa.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório