Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Criador de 'Doom' acusado de roubar tecnologia do Oculus Rift

A ZeniMax, empresa-mãe da Bethesda, acusa o seu antigo colaborador de ter roubado anos de pesquisa e desenvolvimento.

Criador de 'Doom' acusado de roubar tecnologia do Oculus Rift

O Oculus Rift é um dos dispositivos de realidade virtual mais conhecidos do meio mas que, de acordo com queixas da ZeniMax (empresa-mãe da produtora Bethesda), foi construído com recurso a tecnologia que é sua propriedade e que foi ‘roubada’ pelo fundador da Oculus, Palmer Luckey, e John Carmack, um dos criadores de ‘Doom’ e também Technical Director do estúdio id Software até 2013.

A acusação de roubo ao seu antigo colaborador – que viria a ocupar o cargo de Chief Technology Officer na Oculus VR em novembro de 2013 – foi oficializada em tribunal pela Zenimax a 16 de agosto, notando que “Carmack e outros empregados da ZeniMax conduziram a sua pesquisa nos escritórios da ZeniMax, com computadores da ZeniMax e recursos da ZeniMax”.

A ZeniMax aproveita ainda para lembrar a aquisição da Oculus VR pelo Facebook por dois mil milhões de dólares, o que compra “o enorme valor da propriedade intelectual que a ZeniMax criou e que a Oculus, [Palmer] Luckey, [Brendan] Iribe e Carmack roubaram”.

Além de ‘apontar’ armas a Carmack, a ZeniMax não esquece Palmer Luckey e afirma que o fundador da Oculus VR não tinha “o treino, a experiência, os recursos e o conhecimento para criar uma tecnologia de realidade viável”, chegando mesmo a apelidar as suas capacidades de programação “rudimentares”.

“Ainda assim, este conto fraudulento foi frequentemente noticiado pelos media como um facto. Luckey colocou-se falsamente e cada vez mais para os media e público como o criador visionário da tecnologia de realidade virtual do Rift, que na verdade foi desenvolvida pela ZeniMax sem qualquer contribuição substancial de Luckey”, termina a ZeniMax.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório