Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Satélite quântico envia os primeiros dados para a Terra

O "Micio", o primeiro satélite de telecomunicação quântica do mundo, já enviou os seus primeiros dados para o centro de controlo, em Pequim, avançou hoje a agência oficial chinesa Xinhua.

Satélite quântico envia os primeiros dados para a Terra
Notícias ao Minuto

10:05 - 19/08/16 por Lusa

Tech Comunicação

Estes dados preliminares, com 202 megabytes e de "boa qualidade", foram recebidos às 11:56 (04:56 em Lisboa), pela estação de controlo remoto que o programa espacial chinês tem na localidade de Miyun, no norte de Pequim.

A principal missão do satélite é tentar transmitir à Terra e receber a partir desta fotões quânticos, que em teoria não podem ser separados ou duplicados, o que pode ser a base para uma comunicação blindada a "hackers".

A China planeia construir, a curto prazo, uma rede de comunicação quântica de 2.000 quilómetros, entre Pequim e Xangai, as duas principais metrópoles do país, para ser usada por agências governamentais e bancos.

O satélite, batizado em homenagem ao cientista e ótico da China Antiga, que há 2.500 anos inventou a primeira câmara escura, foi lançado na terça-feira, a partir do centro de lançamento de Jiuquan, no deserto de Gobi, noroeste da China.

O programa espacial chinês tem recebido grande apoio financeiro de Pequim, enquanto o 13.º plano quinquenal define a tecnologia quântica como umas das principais áreas principais para pesquisa.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório