O HAPIfork funciona através da vibração que se torna mais intensa sempre que o garfo vai à boca com mais frequência do que devia. Este engenho da Hapilabs quer acabar com o velho hábito de ‘engolir sem mastigar’, incutindo nas pessoas melhores hábitos de mastigação, escreve o Mashable.
Através de um cabo USB ou de Bluetooth, o garfo envia para o computador ou dispositivo móvel a informação relativa a todas as vezes que o garfo entrou na boca, fazendo mais tarde os devidos cálculos que mostram se o utilizador comeu depressa ou não. No final, os dados obtidos podem ser publicados num ranking online.
O gadget contabiliza o número de garfadas que são feitas por minuto e por refeição, a duração específica de cada período de mastigação e a duração total da refeição, desde o momento exacto em que foi iniciada até ser terminada.
Segundo o Mashable, este garfo chega ao mercado no Verão e deve custar cerca de 99 dólares (o equivalente a 75 euros). Neste momento, pode ser já efectuada uma pré-compra, com o custo de 89 dólares (68 euros) ou a aquisição da versão beta, por 300 dólares (229 euros).
Veja aqui o vídeo de apresentação.