Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Novo estudo desfaz um dos maiores mitos dos carros elétricos

A análise de hábitos de condução permitiu chegar à conclusão de que a atual autonomia concedida por carros elétricos está de acordo com as necessidades dos condutores.

Novo estudo desfaz um dos maiores mitos dos carros elétricos

Atualmente, uma das justificações mais frequentes para não se optar por um veículo elétrico está relacionada com a autonomia, que não é suficiente para as necessidades diárias dos condutores. Um novo estudo conduzido pela investigadora Jessika Trancik do MIT ‘deita por terra’ esta noção, concluindo que a atual autonomia encaixa nas necessidades de 87% dos condutores.

A conclusão foi obtida depois de analisar os dados de GPS e de economia de combustível de veículos de todos os EUA, assumindo à partida que os condutores apenas recarregavam os automóveis ao durante a noite. Os dados indicam que em grandes cidades os veículos elétricos substituem eficazmente 88% dos veículos enquanto em zonas rurais a percentagem fica-se nos 81%.

Se porventura acha que os valores não são suficientes, o estudo aponta também para um alargamento ainda maior para o futuro, prevendo que em 2020 os veículos elétricos estarão habilitados a cumprir as necessidades de 98% dos veículos. Além de ficar mais barato para os condutores, conta o The Next Web que a adoção de veículos elétricos ajudaria a cortar em 61% a dependência de combustíveis fósseis.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório