Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Google investigada na Coreia do Sul por alegada posição dominante

O regulador da concorrência da Coreia do Sul anunciou hoje que está a investigar a Google por alegada violação da lei antimonopólio local, um mês depois de Bruxelas ter aprofundado as investigações à multinacional tecnológica por abuso de posição.

Google investigada na Coreia do Sul por alegada posição dominante
Notícias ao Minuto

13:44 - 12/08/16 por Lusa

Tech Motor de busca

A comissão de comércio justo da Coreia (KFTC) revelou, num breve comunicado, que foi aberta uma investigação, sem avançar detalhes.

A notícia surge depois de, em meados de julho, a Comissão Europeia ter aprofundado a investigação à tecnológica norte-americana por alegada posição dominante no mercado. Ou seja, a Google favorecia de maneira sistemática o seu comparador de preços nas buscas online na Europa e restringiu artificialmente a possibilidade das páginas de Internet de empresas terceiras aparecerem com destaque.

Caso a investigação na Coreia do Sul seja semelhante, os especialistas locais consideram que existem poucas possibilidades de que a empresa prospere, já que a Google não goza de uma posição relevante no mercado de Internet naquele país asiático, dominado por empresas locais.

À semelhança daquilo que acontece em outros países, a Google, que tem o maior motor de pesquisa do mundo, dá prioridade na Coreia do Sul aos seus produtos na plataforma Android dos telemóveis inteligentes, embora só tenha 10% de um mercado dominado pelas empresas locais Kakao e Naver.

Em 2013, a KFTC tinha investigado a Google por alegadamente forçar os fabricantes de smartphones com sistema operativo Android a oferecer, por defeito, o seu motor de pesquisa, mas acabou por não ser alvo de sanções.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório