Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Investigadores descobrem malware de espionagem cibernética

O tipo de malware em questão demorou cinco anos até ser detetado.

Investigadores descobrem malware de espionagem cibernética
Notícias ao Minuto

09:03 - 09/08/16 por Rui Damião

Tech Segurança

As empresas de segurança Kaspersky e Symantec descobriram um novo tipo de malware tão avançado que acreditam estar ligado a agências de inteligência.

Os malwares têm o nome de ‘Remsec’, ‘Strider’ e ‘ProjectSauron’, uma vez que têm várias referências à série ‘Senhor dos Anéis’. Segundo a Symantec, têm sido usados no que podem ser ataques patrocinados por estados, tendo-se infiltrado em 36 computadores em, pelo menos, sete organizações à volta do mundo desde 2011.

Os alvos incluem várias pessoas na Rússia, uma companhia aérea chinesa, uma organização na Suécia e uma embaixada na Bélgica. De acordo com a Kaspersky, é possível que vários centros de investigação científicos, instalações militares, empresas de telecomunicações e instituições financeiras também estejam na lista.

O ‘ProjectSauron’ tem estado ativo desde 2011, mas não foi encontrado porque foi desenhado para não usar os padrões que os especialistas em segurança normalmente procuram. A Kaspersky só descobriu a sua existência quando uma organização de um governo pediu para investigar “algo estranho” na sua rede.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório