Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Facebook declara 'guerra aberta' a artigos enganadores

Ao longo das próximas semanas a rede social integrará mais medidas que penalizem as páginas que publiquem este tipo de artigos.

Facebook declara 'guerra aberta' a artigos enganadores
Notícias ao Minuto

21:02 - 04/08/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Clickbait

Uma das críticas recorrentes com que o Facebook se tem deparado ao longo dos anos prende-se com a quantidade de artigos enganadores (ou ‘clickbait’) que povoam os seus feeds de publicações. Já era sabido que a rede social planeava colocar um fim a este tipo de publicações mas as medidas propriamente ditas passarão a ter efeito ao longo das próximas semanas.

Tudo começou com o Facebook a encarregar os seus colaboradores de analisar milhares de publicações diferentes, o que acabou por resultar na identificação de tipos de títulos que mais frequentemente entram na categoria de ‘clickbait’. Caso o algoritmo do Facebook identifique publicações deste tipo, limitará o alcance da publicações e, no limite, da própria página.

“Se fores uma página de media ou uma fábrica de conteúdo e publicares 50 coisas e 48 delas forem ‘clickbait’ verás uma queda significativa de alcance e tráfego proveniente do Facebook. Não estamos a tentar tornar todos os títulos iguais ou desinteressantes. Estamos a tentar responder a feedback das pessoas que usam o Facebook todos os dias, elas não gostam mesmo de ver títulos que as enganem”, explicou o vice presidente de gestão de produto para o Feed de Notícias do Facebook, Adam Mosseri.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório