Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Futuro da Zomato passa pela 'gamificação'

Nos planos do Country Manager da Zomato para Portugal, Miguel Ribeiro, está a expansão da capacidade de reservar restaurantes.

Futuro da Zomato passa pela 'gamificação'

Entre as aplicações de restauração em Portugal, a Zomato continua a ser amplamente utilizada, conquistando dia-a-dia cada vez mais utilizadores. O desejo dos portugueses de conhecer novos locais para comer não abrandou e, por isso, o Tech ao Minuto aproveitou para saber como tem sido a evolução da aplicação no nosso país.

Entre os temas abordados com o Country Manager da Zomato para Portugal, Miguel Ribeiro, encontram-se não só os planos de expansão da aplicação partilhados com o Tech ao Minuto há uns meses. Houve ainda espaço para procurar saber possíveis novas funcionalidades e até como o fenómeno do verão, Pokémon Go, se reflete no modo de estar da Zomato.

Faz seis meses desde que conversámos pela última vez. Na altura a expansão para o Algarve era um dos grandes objetivos. Foi cumprido ou há ainda algo por fazer?

O Algarve era um objetivo que tínhamos traçado, porém tivemos algumas mudanças de fundo na nossa app e na maneira como apresentamos resultados. Dois anos depois de nos lançarmos em Portugal já temos dados e informação sobre o comportamento de pesquisa e utilização dos nossos utilizadores, aos quais se justificava uma adaptação.

Desta forma repensámos a app e a plataforma online, adaptámo-nos relativamente à informação que temos e Lisboa foi a cidade escolhida para testar esta nova versão da Zomato. Depois do sucesso desta implementação em Lisboa, a equipa portuguesa ajudou na implementação em outros países em que a Zomato está presente.

Devido a esta alteração verificámos uma conversão duas vezes maior à que tínhamos anteriormente, e o foco mudou da expansão para outras cidades para uma otimização da plataforma para melhorar os resultados e visibilidade de todos os clientes Zomato.

As entregas ao domicílio prometem ser em breve uma realidade dentro da aplicação. Porque se decidiram por esta opção? Não acham possível que acabe por afastar os utilizadores da experiência de conhecer novos restaurantes?

A entrega ao domicílio ainda não é uma opção com data de lançamento final em Portugal. Estamos a focar-nos nessa opção em países em que as entregas são grande parte do negócio, como Índia, Dubai, Indonésia ou Filipinas. Porém, ainda não temos data, nem prevemos que seja implementada esta funcionalidade em 2016 em nenhum país europeu. Penso que esta ainda é uma vertente do negócio que precisa de amadurecer mais em Portugal. 

A capacidade de reservar restaurantes também é relativamente recente dentro da aplicação. Não receiam que entre em ‘rota de colisão’ com as entregas ao domicílio?

As reservas e entregas ao domicílio são dois ‘mind sets’ diferentes, logo não colidem. Enquanto utilizador da Zomato, quando vou jantar fora faço a reserva online, porém se a minha intenção é ficar em casa, opto por pedir entrega ao domicílio, logo, ambas se complementam e em nada colidem. Relativamente a Reservas Online, vamos ter muitas novidades em setembro/outubro, tanto para o nosso utilizador como para os nossos clientes.

Como já estamos a chegar aos 2 milhões de visitas por mês à Zomato em Portugal, penso que com algumas das novidades que vêm por aí, faremos com que a maioria dos nossos utilizadores consigam fazer reservas online em muitos dos nossos clientes de forma muito simples.

A Zomato tem tido a capacidade de acompanhar não só eventos como também algumas ‘febres’ como é o caso recente de Pokémon Go. Como decidem as tendências que vale a pena acompanhar?

Tendo a Zomato uma forte vertente de social media, faz com que estejamos sempre atentos a tendências sociais e de mercado. Tentamos sempre trazer formas divertidas e surpreendentes de comunicação e de levar informação aos nossos utilizadores de forma descontraída.

Esse lado ‘fun’ faz muito parte do nosso ADN, assim sendo gostamos de ser disruptivos em tudo o que fazemos e estamos sempre muito atentos ao que se pode tornar viral.

Pokémon Go é apenas um exemplo de como as aplicações móveis podem integrar tecnologias emergentes como a realidade aumentada. Há alguma hipótese de a Zomato poder vir a dar este tipo de experiência aos utilizadores?

Temos pensado em várias formas de como podemos ‘gamificar’ mais a Zomato, e em breve novidades virão por aí. Porém, ainda não encontrámos nenhuma forma de tecnologia de realidade aumentada que possamos integrar com a Zomato até agora, porém não descartamos a ideia.

Mas temos nos nossos planos muitas novidades para breve, que visam continuar a surpreender os nossos utilizadores e clientes sempre inovando nesta área da restauração que ainda hoje é bastante ‘analógica’.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório