Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Programa espacial chinês afirma que não há vestígios de água na lua

Os dados recolhidos pela primeira sonda espacial chinesa na superfície lunar, a Chang E 3, "confirmam as especulações de que não há água na lua", afirmou hoje o diário oficial chinês, China Daily.

Programa espacial chinês afirma que não há vestígios de água na lua
Notícias ao Minuto

14:14 - 01/08/16 por Lusa

Tech Sonda

A conclusão resultou da análise das medições feitas pela Chang E 3 no Mare Imbrium ("Mar da Chuva", em latim), a segunda maior cratera da superfície lunar, onde a sonda chinesa pousou em dezembro de 2013 e onde estudou a estrutura do solo a centenas de metros de profundidade.

"Medimos a quantidade de água na superfície lunar e acima dela, mas até ao momento apenas encontrámos as mais baixas quantidades", afirmou ao diário chinês, citado pela Efe, o investigador da Academia Chinesa de Ciências, Wen Jianyan.

A existência de água na lua, uma teoria que levou antigos astrónomos a chamar "mares" às crateras lunares, foi uma hipótese que perdeu força quando os primeiros astronautas pisaram a superfície do satélite da terra em 1969.

Entretanto, novas missões à Lua, como a da missão indiana com a sonda Chandrayaan 1 no final da década passada, voltaram a dar força à teoria da existência de água no planeta, um elemento fundamental para que possa colocar-se a, para já, remota possibilidade de colonização humana.

A China lançará a sua quarta sonda lunar, a Chang E 4, em 2018 e pondera a possibilidade de enviar missões tripuladas no futuro, eventualmente na próxima década.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório