Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Saiba como criar e personalizar os ícones do Android

Com algumas ferramentas é possível criar e personalizar os ícones no seu sistema operativo Android.

Saiba como criar e personalizar os ícones do Android
Notícias ao Minuto

09:30 - 31/07/16 por Rui Damião

Tech Dicas

Há vários pacotes de personalização de ícones na Play Store da Google, mas se quer algo só seu terá de os criar. Recorrendo ao seu computador e ao seu smartphone, pode editar as suas próprias imagens.

Para começar, terá de escolher uma imagem para um determinado ícone com a melhor resolução possível. Depois, terá de usar um programa de edição de imagem, como o Photoshop ou uma opção gratuita como o Pixlr. Ao editar, lembre-se de usar camadas.

Grande parte dos ícones do Android não possui nenhuma cor de fundo ou, então, utiliza uma forma. Se quer tirar o fundo, opte pela ‘varinha mágica’ para retirar as áreas de imagem com a mesma cor. No final, terá de guardar a imagem num formato que suporte transparência, como o PNG.

Quando estiver contente com o seu ícone, terá de o guardar em quadrado. No Photoshop, por exemplo, pode escolher a função ‘Cortar’ e selecionar ‘Quadrado (1x1)’. Depois, escolha a resolução que mais se adequa ao que quer e guarde no formato PNG.

Para aplicar os ícones no telefone, terá de passar as imagens para o dispositivo e depois usar uma aplicação para colocar os seus próprios ícones. O Awesome Icons é um deles.

Aqui, primeiro terá de procurar a aplicação à qual quer alterar o ícone e selecionar o botão de galeria para escolher as imagens criadas. Depois de escolhida a imagem, a aplicação irá abrir uma ferramenta de corte. Quando terminar, escolha ‘Crop’, mude o nome em ‘Label’ (se assim quiser) e carregue em ‘Ok’. A aplicação irá criar o novo atalho e, depois, só terá de apagar o antigo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório