Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2019
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Quadro de Van Gogh é o mais visto no Google Art Project

A ‘Noite Estrelada’, do pintor holandês Vincent Van Gogh, é a obra de arte mais vista no projecto online Google Art Project, criado há dois anos para acesso a museus de todo o mundo, foi esta segunda-feira anunciado.

Quadro de Van Gogh é o mais visto no Google Art Project

De acordo com um comunicado hoje divulgado, “a obra ‘Noite Estrelada’ de Van Gogh é a pintura em alta resolução e ‘gigapixels’ (eleva resolução de imagem que permite aos utilizadores aproximarem-se do quadro até ao nível das pinceladas do artista) mais vista e a obra de arte mais popular nas galerias dos utilizadores” do Google Art Project.

O projecto, lançado há cerca de dois anos, permite aos utilizadores da Internet desfrutar de centenas de obras de artistas representados em museus de todo o Mundo, como o Metropolitan e o MoMA, em Nova Iorque, o Hermitage, em São Petersburgo, a Tate Britain e a National Gallery, em Londres, o Museu Rainha Sofia, em Madrid, ou a Galeria Uffizi, em Florença, e o Museu Van Gogh, em Amsterdão.

Esta iniciativa da Google permite viajar pelos museus em todo o mundo, visitar as salas e apreciar as obras de arte em detalhe para conhecer as colecções de pintura, escultura, fotografia ou artes decorativas.

A Google revela, na nota hoje divulgada, que os utilizadores “passam em média um minuto a ver uma pintura, face aos 20 segundos médios num Museu”, mas sublinha que “nada substitui uma visita ao vivo ao Museu”.

Entre as obras de arte mais populares estão também ‘O nascimento de Vénus’, de Botticelli, ‘Auto-retrato desenhado à janela’, de Rembrandt, ‘O quarto’, de Van Gogh, ‘No Conservatório’, de Manet, ou ‘Os Ceifeiros’, de Bruegel.

No ano passado, Portugal passou a estar incluído no projecto, com o Museu Colecção Berardo, e obras do pintor português Amadeo de Souza Cardoso.

Do Museu Colecção Berardo, em Lisboa, estão representadas duas obras do artista português Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918) - ‘Pelas Janelas’ e Sem Título (Ponte) - e outras obras, nomeadamente do artista uruguaio Joaquin Torres Garcia, dos russos Liubov Sergeievna Popova e Lazar El Lissitzky e do francês Robert Delaunay.

O Google Art Project conta com mais de 200 parceiros de 43 países.

Os amantes de arte podem aceder a uma grande variedade de criações artísticas em diversas culturas ao longo da História das civilizações, como as artes decorativas islâmica, a arte rupestre africana ou os graffiti de rua do Brasil.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório