Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Instituto do Porto e Siemens desenvolvem suporte para energia elétrica

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a empresa de tecnologias Simens assinam na quarta-feira, no Porto, um contrato para desenvolver uma ferramenta que suporte o abastecimento de energia elétrica a nível mundial.

Instituto do Porto e Siemens desenvolvem suporte para energia elétrica
Notícias ao Minuto

13:19 - 26/07/16 por Lusa

Tech INESC TEC

Em comunicado de hoje, o INESC TEC explica que a ferramenta permite analisar as micro-redes, responsáveis por assegurar o fornecimento de energia elétrica, autonomamente, a regiões remotas, independentemente de estas se encontrarem ou não ligadas à rede principal.

Citado no comunicado, o diretor de Smart Grids da Energy Management da Siemens Portugal, Luis Marçal, refere que a empresa escolheu o INESC TEC para desenvolver esta tecnologia, devido à sua "grande experiência e conhecimento na área das soluções para redes isoladas e fornecimento de energia em áreas remotas".

"Estas duas características dão-nos a possibilidade de implementar de forma eficiente uma simulação robusta que se adeque às necessidades dos nossos clientes à escala mundial", acrescentou.

A ferramenta, um modelo de simulação e metodologias de cálculo, vai permitir analisar o funcionamento das micro-redes em diversas condições, tornando-se numa "mais-valia" para encontrarem as soluções adequadas para cada caso.

"Queremos criar um modelo que nos permita fazer estudos de integração de energias renováveis, como a solar, fotovoltaica ou eólica, em redes isoladas para ajudar na gestão operacional da rede", explica o administrador do INESC TEC, João Peças Lopes, que vai participar no projeto.

A utilização eficiente das micro-redes reduz as emissões de CO2 e diminui os custos totais do sistema elétrico, "uma vez que com a integração segura de fontes de energia renovável é possível reduzir significativamente os custos associados aos combustíveis fósseis que estão tipicamente na base da operação destas redes", lê-se ainda no comunicado.

O contrato vai ser assinado pelo presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça, e pelo líder do grupo de Micro-Grid da divisão Energy Management da Siemens AG, Constantin Ginet, no edifício sede do instituto, localizado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório