Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Energia solar e frotas autónomas. Este é o 'Master Plan' de Elon Musk

O CEO da Tesla desvendou os seus planos da o futuro da empresa, o que a coloca no mesmo terreno de aplicações de transporte como a Uber.

Energia solar e frotas autónomas. Este é o 'Master Plan' de Elon Musk
Notícias ao Minuto

08:19 - 21/07/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Tesla

Há alguns dias que Elon Musk anda a a criar expetativa em torno do seu ‘Master Plan: Part Deux’, isto é, a sua visão para o futuro da Tesla assim como do próprio mercado automóvel. Há dez anos atrás, Musk traçou o mesmo plano para a empresa, plano este que consistiu no lançamento de consecutivos carros que se fossem tornando cada vez mais baratos e para segmentos distintos.

Agora, Musk revelou no site da Tesla o que pretende para o futuro da empresa, com um dos pontos principais a ser a integração da energia solar. Esta era uma hipótese que já havia sido colocada com a possibilidade da aquisição da SolarCity – empresa da qual é Presidente – e que ajudaria a tornar a experiência dos clientes da Tesla mais conveniente ao terem os seus próprios painéis solares.

Outra intenção do CEO que já havia sido tornada bem clara é o desenvolvimento de um sistema completamente autónomo e que seja “dez vezes mais seguro que o manual”. De acordo com Musk, esta capacidade será constantemente melhorada através de uma aprendizagem conjunta por parte de todos os veículos da Tesla.

Porém, a verdadeira surpresa dentro deste plano é a intenção de Musk em entrar em ‘território’ da Uber, oferecendo a capacidade aos donos de veículos da Tesla de fazerem dinheiro quando não estiverem a conduzir os seus carros. Se assim quiser, o dono de um Tesla poderá habilitar o seu automóvel a dar boleias a outros passageiros.

“Poderá adicionar o seu carro à frota partilha da Tesla premindo apenas um botão na aplicação de smartphone da Tesla para que possa gerar receita enquanto está no trabalho ou de férias”, explica Musk no site da empresa, notando que esta opção irá “baixar dramaticamente o verdadeiro custo de posse [de um automóvel] ao ponto de quase qualquer pessoa poder ter um Tesla”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório