Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Descoberto 'telescópio' com seis mil anos em Portugal

Design de túmulo em Carregal do Sal sugere uma ferramenta para observar as estrelas, tendo sido usada há cerca de seis mil anos.

Descoberto 'telescópio' com seis mil anos em Portugal
Notícias ao Minuto

12:53 - 05/07/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Carregal do Sal

Astrónomos descobriram em Portugal aquilo que acreditam ser “a primeira ferramenta de observação astronómica” a ser usada por humanos há cerca de seis mil anos, noticia o Wired. O túmulo, com um design fora do habitual, está localizado em Carregal do Sal.

A descoberta, que foi apresentada num encontro de astronomia em Nottingham, focou-se nas sepulturas do “tipo megalítico”, que eram compostas por uma “câmara de grandes pedras e uma entrada estreita”.

O design do túmulo sugere que possa ter existido uma ferramenta para ver “o céu noturno”. A luz das estrelas poderia ser observada por um grupo de humanos que poderiam estar a ser “iniciados” numa prática sagrada.

“A orientação do túmulo pode estar alinhada com Aldebaran, a estrela mais brilhante da constelação de Touro”, diz Fábio Silva, que trabalhou no projeto, citado pela publicação.

Há outros túmulos antigos com funções similares. Recentemente, foi descoberto um observatório Maia que seria usado para seguir Vénus e Marte, mas o túmulo de Carregal do Sal pode ser “um dos instrumentos mais antigos para ajudar um observador da idade da pedra”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório