Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Facebook e Google dão passo definitivo para combater discurso de ódio

Algumas das principais tecnológicas estarão a utilizar o mesmo tipo de scanners que para casos de proteção de direitos de autor.

Facebook e Google dão passo definitivo para combater discurso de ódio
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/06/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Scanner

Desde há algum tempo que grandes tecnológicas como o Facebook ou a Google têm vindo a ser pressionadas por entidades governamentais para que tenham uma atitude mais proactiva no que diz respeito ao controlo de discurso de ódio. Agora, duas fontes anónimas asseguram a Reuters que começaram a ser utilizados scans automáticos para impedir este tipo de conteúdo.

Os scans em questão serão uma versão adaptada dos que são utilizados para encerrar vídeos que violem direitos de autor, dos quais a versão mais próxima é a identificação de conteúdo ilegal como pornografia infantil. A maior disponibilidade das tecnológicas para suprimir este tipo de conteúdos está a ser tãoaplaudida tanto como receada, uma vez que estabelece um precedente para o controlo de conteúdos muito mais suscetíveis a interpretação.

É ainda referido o risco deste tipo de ferramenta de controlo de discurso seja visto como uma oportunidade para o controlo de massas por parte dos governos, que podem voltar-se para as tecnológicas e levá-las a seguirem as diretrizes das suas políticas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório