Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Novo sistema operativo a caminho do iPhone

A Siri será aberta a developers que queiram tirar maior partido da assistente virtual.

Novo sistema operativo a caminho do iPhone
Notícias ao Minuto

19:20 - 13/06/16 por Miguel Patinha Dias com Elsa Pereira

Tech iOS

A Apple anunciou que o iPhone terá direito a uma nova versão do seu sistema operativo, o iOS, que oferecerá uma maior forma de aceder às aplicações através do ecrã de bloqueio.

Com o iOS 10 o utilizador não precisa de autenticar a sua entrada para responder a mensagens, controlar a música ou até receber informações de aplicações de outros developers. Na demonstração feita no WWDC, a Apple demonstrou como o acesso a estas informações está mais intuitivo a partir do ecrã bloqueado do iPhone. Além disso, o utilizador não terá de carregar no dispositivo para o ecrã aparecer, bastante levantar o ecrã para este se ligar.

A Siri também foi tema de grandes notícias para os developers, com a Apple a decidir tornar a assistente virtual aberta para quem queira desenvolver aplicações específicas. Além disso, a Siri está agora capaz de reconhecer outras aplicações e até preencher tarefas no calendário apenas com base em mensagens, resultando assim numa utilização mais inteligente.

A Apple confirmou também que o iOS 10 fará utilização de reconhecimento de pessoas e objetos, uma tecnologia que a ‘empresa da maçã’ assegurou que está preparada para proteger a privacidade dos utilizadores. Assim, as fotografias ficarão organizadas de acordo com localizações, objetos presentes nas imagens e até nas pessoas presentes. A aplicação Photos é capaz agora de fazer uma seleção mais inteligente das melhores fotografias tiradas pelo utilizador, oferecendo uma informação condensada das pessoas presentes e as localizações destacadas em mapas. A aplicação está também preparada para criar pequenos vídeos com base nas fotografias, vídeos estes que podem ser partilhados e até editados.

O Maps foi também alvo de algumas revisões, nomeadamente a nível de design e de navegação, com a aplicação a ter uma resposta e uma reacção mais inteligente à medida que o utilizador avança no seu percurso. O Maps fará também sugestões de trajectos de forma mais relevante.

O Apple Music também não foi deixado de parte, uma vez que recebeu uma mudança de design completa, com os menus a terem uma organização mais intuitiva onde se destaca a inclusão de uma área onde se pode aceder a todas as músicas descarregadas para o dispositivo móvel. Ao escolher uma música a arte do álbum aparece mais destacada, assim como a letra da música que pode ser vista por baixo dos controlos principais. A sugestão de música dependendo do utilizador passará a ser feita numa base semanal, à segunda-feira, de acordo com os géneros mais ouvidos pelo utilizador. O crescimento do Apple Music foi também alvo de nota no WWDC, com a Apple a desvendar que o serviço de streaming tem agora 15 milhões de subscritores, o que o torna o crescimento o mais rápido de sempre dentro do seu mercado.

Quem tiver como costume realizar telefonemas também terá algumas funcionalidades úteis, nomeadamente a possibilidade de receber transcrições de mensagens de voicemail e até identificações de chamadas, sendo devidamente informado se houver hipótese uma chamada se tratar de spam.

O iOS 10 parece ter sido especialmente generoso no que toca a funcionalidades para as mensagens. A utilização de emojis, por exemplo, está mais intuitiva. O iOS 10 é capaz de identificar numa frase as palavras que têm correspondente no menu de emojis. Com uma pesquisa manual alguns emojis poderiam ser difíceis de encontrar, algo que este novo sistema quer mudar ao impulsionar a utilização.

Na área de mensagens também será possível enviar vídeos (que começam a ser reproduzidos automaticamente) e fotografias (com ícones maiores), escrever manualmente, personalizar as ‘bolhas’ de mensagens com animações que consigam reflectir reacções mais efusivas ou calmas e até dar efeitos diferentes ao ecrã de mensagens. Os developers também terão oportunidade de 'brincar' com a aplicação de mensagens da Apple, sendo agora possível ter extensões para outras aplicações.

A privacidade foi um tema constante durante toda apresentação da Apple, com a tecnológica de Cupertino a fazer questão de frisar que não constrói qualquer tipo de perfil com base nos seus utilizadores e no tipo de uso que dão ao dispositivo móvel. Para continuar a garantir segurança e privacidade aos seus utilizadores, a Apple apostou em privacidade diferencial, permitindo discernir padrões sem nunca construir qualquer tipo de perfil que possa ser utilizado por terceiros.

Mas quando estará o iOS 10 disponível? A nova versão do sistema operativo móvel da Apple estará disponível para developers a partir de hoje, com qualquer pessoa a poder inscrever-se para a beta pública em julho. Já o lançamento oficial está marcado para o outono como atualização gratuita.

[Notícia atualizada às 19:47]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório