Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Realidade virtual pode ser tratamento para paranóia

No final da experiência os investigadores notaram melhorias em pacientes que sofrem de formas graves da condição.

Realidade virtual pode ser tratamento para paranóia
Notícias ao Minuto

08:11 - 08/05/16 por Miguel Patinha Dias com Ana Lemos

Tech Terapia

Uma equipa de investigadores de Oxford olhou para a realidade virtual para desenvolver um tratamento para paranoia, método que se mostrou eficaz em sessões de formas mais graves desta condição.

Conta o Engadget que para a experiência foram, ao todo, selecionados 30 pacientes em tratamento, que foram posteriormente divididos em dois grupos diferentes. A um dos grupos foi dito para utilizarem no mundo digital da realidade virtual os seus mecanismos habituais de defesa, evitando os olhares dos avatares virtuais. Ao outro grupo foi pedido que tentassem olhar nos olhos esses mesmos avatares.

No final das sessões foi verificado que 50% dos pacientes do segundo grupo se conseguiam alhear mais facilmente de situações reais e conseguia evitar cair em paranoias mais graves. Mesmo o grupo que usou os seus mecanismos habituais viu melhorias, nomeadamente em 20% dos pacientes.

“É costume a paranoia gerar isolamento, infelicidade e mau estar profundo. Mas os resultados imediatos excecionalmente positivos para os pacientes deste estudo mostram um novo caminho em frente para o tratamento”, afirmou o professor de Oxford, Daniel Freeman.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório