Se 2015 foi o ano em que a Apple se tornou a empresa mais ‘cara’ do mundo, 2016 não deverá trazer os mesmos resultados para a tecnológica.
Diz o Business Insider que, pela primeira vez na história da empresa, as vendas do iPhone podem ser negativas, depois de anos e anos a ter cada vez melhores resultados. As vendas dos iPad estão a descer cada vez mais e não há sinais de melhorias.
Dos novos gadgets, o Apple Watch não tem tido o sucesso esperado, mesmo sendo um dos smartwatches mais vendidos do momento. A Apple TV é um bom produto, diz a mesma publicação, mas não é revolucionário.
A nível de software e serviços, como a Apple Music, Maps e fotos, são produtos aceitáveis mas não vão salvar a empresa. O serviço de streaming de música, por exemplo, tem sido um forte concorrente ao Spotify, que continua a ser o líder mundial.
No entanto, mesmo podendo ser um ano difícil, será sempre um bom ano no que a lucros e receitas diz respeito. A Apple fecha 2015 com uma avaliação ligeiramente superior a 544 mil milhões de euros e tem 188 mil milhões de euros ‘em mão’.