Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Farminveste fica com 73% da tecnológica Glintt

A tecnológica Glintt anunciou hoje que a Farminveste, da Associação Nacional de Farmácias (ANF), ficou com 73% da empresa, no âmbito da oferta pública de aquisição (OPA) que terminou na semana passada, abaixo do seu objetivo.

Farminveste fica com 73% da tecnológica Glintt
Notícias ao Minuto

20:42 - 23/11/15 por Lusa

Tech OPA

O objeto da oferta era comprar até 43,7 milhões de ações da Glintt, representativas de 50,27% do capital social e direitos de voto da tecnológica portuguesa.

Antes da OPA, a Farminveste detinha 49,73% da tecnológica portuguesa, que com este resultado vai continuar a estar cotada em bolsa.

Nesta operação, a empresa da Associação Nacional de Farmácias conseguiu captar 23,27% das ações da Glintt, ou seja, um investimento de 3,45 milhões de euros (sendo que a contrapartida por ação era de 0,241 euros por ação).

Durante o prazo da oferta, a Farminveste comprou 5,89 milhões de ações da tecnológica portuguesa, que representam 6,78%, a que se juntam mais de 14 milhões de ações compradas através do Serviço Centralizado de bolsa, que resultaram numa posição de 16,49%.

No total, a Farminveste adquiriu 23,27% durante a OPA.

A oferente, refere a Glintt em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), tinha apresentado uma garantia bancária prestada pelo Banco Comercial Português (BCP), correspondente ao valor máximo a pagar como contrapartida, 10,5 milhões de euros.

Como não ficou com 90% dos direitos de voto do capital social da Glintt, a Farminveste já não vai exercer a compra potestativa, nem promover uma assembleia-geral da visada para deliberar sobre a perda de qualidade de sociedade aberta.

A Farminveste tinha feito o anúncio preliminar da OPA a 15 de setembro e o período da oferta decorreu entre 03 e 20 de novembro.

O objetivo da operação visava "reforçar a sua esfera de atuação, influência, intervenção e decisão no âmbito" da atividade da tecnológica e implementar medidas de reestruturação adicionais ao nível da reestruturação financeira, racionalização das atividades de suporte, numa lógica de sinergias, e a maximização da eficiência do negócio e operações.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório