Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Apps estão a substituir SMS em Portugal

Aumento dos planos tarifários com acesso à internet leva a adesão de aplicações de mensagens.

Apps estão a substituir SMS em Portugal
Notícias ao Minuto

08:50 - 12/11/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Investigação

Uma investigação sobre jovens e a utilização de telemóveis, realizada pelo FAQtos, projeto do INOV-INESC com o Instituto Superior Técnico indica que o número de alunos que acede à internet e redes sociais através do smartphone passou de 35% para mais de 85%.

As aplicações de messaging baseadas em dados móveis “estão a ganhar terreno aos serviços de voz e SMS”, afirma o comunicado de imprensa. “Mais de 70% dos jovens inquiridos tem um pacote de dados incluído no tarifário”.

De acordo com o relatório, a ligação dos jovens ao smartphone “é intenresa” desde os 10 anos de idade, com “variações de utilização ao longo do período de investigação e com cada vez menos restrições por parte dos pais”.

No último ano, a média de SMS enviadas por dia desceu de mais de 100 para 80. O tempo médio diário passado em chamadas diminuiu 23%, nivelando-se nos 30 minutos por dia. Estes números são influenciados pela troca de mensagens através de aplicações. Só 32 alunos (0,4%) afirmam não usar telemóvel.

A investigação tem por base 7.820 inquéritos, realizados durante quatro anos, a estudantes do ensino secundário de 116 escolas de todo o país, indica o relatório.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório