Uma investigação sobre jovens e a utilização de telemóveis, realizada pelo FAQtos, projeto do INOV-INESC com o Instituto Superior Técnico indica que o número de alunos que acede à internet e redes sociais através do smartphone passou de 35% para mais de 85%.
As aplicações de messaging baseadas em dados móveis “estão a ganhar terreno aos serviços de voz e SMS”, afirma o comunicado de imprensa. “Mais de 70% dos jovens inquiridos tem um pacote de dados incluído no tarifário”.
De acordo com o relatório, a ligação dos jovens ao smartphone “é intenresa” desde os 10 anos de idade, com “variações de utilização ao longo do período de investigação e com cada vez menos restrições por parte dos pais”.
No último ano, a média de SMS enviadas por dia desceu de mais de 100 para 80. O tempo médio diário passado em chamadas diminuiu 23%, nivelando-se nos 30 minutos por dia. Estes números são influenciados pela troca de mensagens através de aplicações. Só 32 alunos (0,4%) afirmam não usar telemóvel.
A investigação tem por base 7.820 inquéritos, realizados durante quatro anos, a estudantes do ensino secundário de 116 escolas de todo o país, indica o relatório.