Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Grécia promete abrir primeiro 'hotspot' para migrantes em Lesbos

A Grécia comprometeu-se hoje com os parceiros europeus a abrir dentro de dez dias em Lesbos o primeiro 'hotspot', abrigo e centro de registo de imigrantes, avançando ter iniciado discussões com a Turquia para um melhor controlo da migração.

Grécia promete abrir primeiro 'hotspot' para migrantes em Lesbos
Notícias ao Minuto

14:59 - 10/10/15 por Lusa

Tech Wi-Fi

Estas garantias foram dadas pelo governo grego no âmbito das conversações com o comissário europeu para as questões da migração, Dimitris Avramopoulos, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Jean Asselborn, país com a presidência da União Europeia.

"Vamos cumprir os nossos compromissos", que em última análise preveem a criação de cinco 'hotspots' nas ilhas de Lesbos, Kos, Samos, Chios e Leros, as primeiras etapas rumo à costa turca para os imigrantes a caminho da Europa, assegurou em conferência de imprensa o ministro grego para a política de migração, Iannis Mouzalas.

O primeiro centro de receção e registo abrirá "dentro de dez dias" em Lesvos, ilha do Mar Egeu oriental, que concentra o maior número de chegadas, disse Asselborn, reiterando que a UE "está pronta para prestar assistência financeira e logística" à Grécia para operar estas instalações.

Além disso, anunciou uma nova visita a Lesbos na sexta-feira de Avramopoulos para "dar o total apoio ao funcionamento dos 'hotspots'".

Asselborn lembrou que a criação destes centros destinados a gerir a triagem entre refugiados e migrantes económicos era uma condição para a distribuição na Europa dos fluxos migratórios.

Os planos europeus prevêm a "relocalização" em outros Estados-Membros de cerca de 70.000 refugiados que chegaram à Grécia.

Dada a crescente escala do fluxo migratório, com mais de 400.000 chegadas à Grécia desde janeiro", o responsável afirmou que "será longo e difícil encontrar soluções", mas acrescentou que se está "no caminho certo".

Para desacelerar as chegadas, a UE "encorajou" entrentanto a Grécia e a Turquia a "concretizar" uma cooperação bilateral, afirmou o ministro do Luxemburgo.

"Não existe um plano específico da UE" sobre esta matéria, afirmou, enquanto a UE está também a negociar com a Turquia um "plano de ação" para tentar dominar o fluxo migratório.

A Grécia "já iniciou discussões" neste sentido com a Turquia, disse Mouzalas, adiantando que deverá encontrar-se com o seu homólogo na próxima quarta-feira em Istambul.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório