Telemóveis, iPad, iPod, câmaras fotográficas, entre muitos outros gadgets, são conectados aos computadores através de cabos USB. Devido à sua elevada utilização, estes cabos tendem a estragar-se com facilidade.
Deixamos-lhe aqui cinco dicas, com base num artigo do site Tech Tudo, da Globo, do que pode fazer para prolongar a ‘vida’ dos seus cabos.
Em primeiro lugar, porque é certamente o erro que todas as pessoas cometem (ou praticamente quase todas), devemos dizer-lhe que não deve enrolar os cabos ou, pelo menos, não os deve enrolar com demasiada força. Porquê? Porque no interior do fio branco ou preto que vemos existem fios coloridos muito finos que são suscitáveis de se partirem com facilidade, danificando desta forma o cabo.
Depois, o que também não deve fazer é deixar o seu cabo USB à mercê de líquidos ou materiais de limpeza. Se o quiser limpar, porque é natural que acumule pó, opte por panos secos e não o utilize quando tem as mãos molhadas.
O facto de ligar e desligar várias vezes o cabo dos dispositivos também ajuda à sua rápida danificação. Faça-o só quando for mesmo necessário.
Sabemos que nos dias que correm é raro a bateria de um gadget durar um dia inteiro, o que nos obriga a trazer connosco o cabo seja na mala, no caso das mulheres, ou na mochila, no caso dos homens. Mas fique a saber que esta ação também é prejudicial à ‘saúde’ do seu cabo, pois pode entrar areia ou as chaves podem danificar a extremidade do cabo.
Por fim, um truque que pode utilizar para evitar que o cabo se parta é colocar à volta do mesmo, junto à extremidade, uma mola como as que encontramos dentro das esferográficas.