Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Objetivo de nova aplicação é ajudar Turismo

A Câmara de Castelo Branco e a Diputácion de Cáceres, Espanha, apresentaram hoje uma aplicação informática para formar e melhorar a qualificação dos empresários turísticos que operam na zona do Parque Natural do Tejo Internacional.

Objetivo de nova aplicação é ajudar Turismo
Notícias ao Minuto

12:25 - 25/09/15 por Lusa

Tech Tejo

O projeto "Conhecer com o Tejo/Conocer com el Tajo" é uma aplicação informática desenvolvida no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, que pretende ampliar a capacitação e a melhoria das competências profissionais dos operadores turísticos portugueses e espanhóis que operam no Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI).

"Esta aplicação vem dar mais um empurrão para o conhecimento do Tejo [PNTI]. Curiosamente, nós [portugueses] começámos a conhecer o Tejo nesta dimensão turística há poucos anos", afirmou o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Arnaldo Brás.

O autarca, que falava aos jornalistas à margem da apresentação do projeto, explicou que apesar de hoje Castelo Branco ser semanalmente invadida por espanhóis que querem conhecer a cidade, "o Tejo em si, como rio com todas as suas potencialidades, se calhar precisa de ser mais conhecido pelas suas características de fauna e flora".

Por seu turno, Xavier Lemos, representante da Diputácion de Cáceres, disse que a aplicação informática tem um duplo objetivo: dar uma formação básica aos operadores turísticos em torno do Tejo e promover o território que orienta a sua atividade para o turismo da natureza e de qualidade.

"Esta é uma de muitas ações que estão a ser desenvolvidas. É preciso melhorar as competências das pessoas e, neste caso, dos empresários turísticos para que ofereçam um bom serviço", adiantou.

Este responsável sublinhou ainda que há cada vez mais empresários ligados ao Tejo e o projeto "Conhecer com o Tejo/Conocer com el Tajo" pretende que haja uma maior cooperação e união entre os dois países.

"Queremos que os empresários se unam e que possam cooperar e trabalhar entre eles. Uma das áreas da aplicação explica como devem cooperar para ser mais competitivos dos dois lados da fronteira", sublinhou.

A aplicação informática vai ficar brevemente disponível para os empresários no sítio www.conocercontaejo.es onde devem fazer o registo para ter acesso à plataforma.

O projeto, desenvolvido em castelhano e em português, vai funcionar em qualquer plataforma informática ou móvel.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório