Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Português vence prémio internacional com app que reage às emoções

Um jovem português pensou numa aplicação que reage às emoções dos utilizadores e venceu um prémio internacional como 'Jovem Investigador'.

Notícias ao Minuto

10:33 - 09/09/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Happy Hour

David Nunes, de 27 anos, venceu o prémio 'Jovem Investigador' (Young Scientist Award) na Conferência Internacional IEEE-I4CS – Inovação para Serviços Comunitários, que decorrer na Alemanha, devido à originalidade no projeto 'Happy Hour – Improving Mood With An Emotionally Aware Application'.

'Happy Hour' foi desenvolvida por uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com a coordenação de Jorge Sá Silva, revela o comunicado enviado às redações.

A aplicação, que se encontra em fase de protótipo, permite ao telemóvel identificar “o estado de espírito dos seus utilizadores”, além de selecionar informação em tempo real, revelando quais os “espaços verdes mais próximos”. Deste modo, a aplicação tem como objetivo promover “caminhadas e exercício físico como forma de melhorar a situação emocional de quem a utiliza”.

De acordo com David Nunes, esta aplicação pode “mudar o paradigma”. “As tecnologias devem compreender o ser humano e adaptar-se às suas necessidades e desejos. Embora seja um desafio de enorme complexidade, o futuro passa por aqui”, explica o jovem.

O processo de desenvolvimento da aplicação pensada por David Nunes demorou cerca de quatro anos, tendo sido necessário desenvolver um conjunto de tecnologias e informação que permitisse recolher dados para desenhar a aplicação.

A 'Happy Hour' “atualiza o estado emocional de hora a hora e envia a correção e validação do utilizador”, utilizando “sensores do telemóvel para identificar, localizar e perceber o ambiente onde o indivíduo está inserido”, conclui o comunicado.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório