Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2019
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Fibra ótica pode ser mais barata e eficiente com este método

Com este novo método a fibra pode alcançar 12 mil km sem a necessidade de um repetidor, diminuindo o custo associado ao uso dos mesmos.

Fibra ótica pode ser mais barata e eficiente com este método

Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia desenvolveu um novo método de tornar a transmissão de dados via fibra ótica mais económica, sem perder eficiência.

“Com a fibra ótica quanto mais energia é adicionada ao sinal, mais distorção se recebe, o que acaba por impedir o alcance a uma distância maior. O nosso método remove esse limite de energia, o que acaba por estender a distância máxima a que sinais podem chegar sem a necessidade de um repetidor”, explicou o investigador Nikola Alic, autor do estudo publicado ontem na revista Science.

O novo método opta por distorcer as informações através de um padrão já no ponto de emissão. Assim, a energia não afeta tanto a integridade dos dados e quando eles chegarem ao destino podem ser revertidos através do padrão definido.

Dessa forma, o alcance da fibra ótica pode ser aumentado para 12 mil km sem a necessidade de um repetidor, usando apenas amplificadores comuns. Atualmente, os sistemas de transmissão requerem um repetidor em linhas de fibra a cada 100 km

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório