Fibra ótica pode ser mais barata e eficiente com este método
Com este novo método a fibra pode alcançar 12 mil km sem a necessidade de um repetidor, diminuindo o custo associado ao uso dos mesmos.

© DR

Tech Investigação
Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia desenvolveu um novo método de tornar a transmissão de dados via fibra ótica mais económica, sem perder eficiência.
“Com a fibra ótica quanto mais energia é adicionada ao sinal, mais distorção se recebe, o que acaba por impedir o alcance a uma distância maior. O nosso método remove esse limite de energia, o que acaba por estender a distância máxima a que sinais podem chegar sem a necessidade de um repetidor”, explicou o investigador Nikola Alic, autor do estudo publicado ontem na revista Science.
O novo método opta por distorcer as informações através de um padrão já no ponto de emissão. Assim, a energia não afeta tanto a integridade dos dados e quando eles chegarem ao destino podem ser revertidos através do padrão definido.
Dessa forma, o alcance da fibra ótica pode ser aumentado para 12 mil km sem a necessidade de um repetidor, usando apenas amplificadores comuns. Atualmente, os sistemas de transmissão requerem um repetidor em linhas de fibra a cada 100 km
Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!
Comentários
Regras de conduta dos comentários