A fundação Wikimedia partilhou no início do ano uma mudança no tráfego, com picos elevados de procura que identificaram as contas 'bot' (contas automatizadas) que recolhem os seus conteúdos para alimentar os modelos de IA e os novos motores de procura impulsionados pela tecnologia.
Trata-se de uma mudança de tendência que levou a fundação a atualizar os seus sistemas de deteção de tráfego, especialmente à medida que os 'bots' se tornaram mais sofisticados no contorno das medidas de deteção.
Desde abril que as páginas da Wikipédia registam um declínio de 8% no número de visitas feitas por humanos.
Apesar disso, a fundação admite que estas mudanças não são inesperadas, devido às variações que envolvem a pesquisa 'online', não apenas pela implementação de serviços baseados em IA generativa, como o modo IA do Google ou os 'chatbots' como o ChatGPT.
Embora a fundação considere positivo que os novos serviços de IA utilizem o seu conteúdo, acreditam que "os LLM [modelos de linguagem em grande escala], os 'chatbots' de IA, os motores de busca e as plataformas sociais que utilizam o conteúdo da Wikipédia devem promover o acesso aberto à Wikipédia para que o conhecimento gratuito, do qual tantas pessoas e plataformas dependem, possa continuar a fluir de forma sustentável", refere o blogue oficial da Wikipédia.
A fundação Wikimedia está a trabalhar em novas políticas, estruturas e capacidades técnicas para que terceiros possam aceder e reutilizar responsavelmente o conteúdo da Wikipédia em grande escala.
Leia Também: OpenAI suspendeu vídeos de IA com Martin Luther King