A edição 2025 do estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’ realizado pela Marktest indica que o Facebook voltou a ser a rede social com maior notoriedade em Portugal - seguindo-se o Instagram, o WhatsApp, o X (antigo Twitter) e, a fechar as cinco primeiras posições, o TikTok.
Entre outras conclusões retiradas deste estudo, diz a Marktest que o WhatsApp é a rede social com maior penetração em Portugal e que 92% dos participantes visita estas plataformas várias vezes por dia.
Em relação à forma como os portugueses consultam informação nas rede sociais sobre empresa e marcas, o instagram é a que mais se destacou.
“De acordo com os dados globais do estudo, 73% dos portugueses que seguem empresas e marcas nestas plataformas preferem consultar informação através do Instagram”, pode ler-se no comunicado de divulgação deste estudo. “Em segundo lugar neste critério do estudo surge o Facebook, com 55% de referências. O Facebook mantém-se, porém, como a rede mais indicada para este efeito entre os indivíduos com idades entre os 45 e os 64 anos”.
Os portugueses também valorizam a presença de empresas e marcas nas redes sociais e dão um valor médio de 8,3 numa escala de 0 a 10. Claro está, o tipo de informação que os portugueses mais apreciam neste tipo de páginas são as ofertas e as promoções.
No que diz respeito ao tipo de conteúdo mais apreciado nas páginas de empresas e marcas, os vídeos estão (pela primeira vez) na liderança com 73% das respostas. Ficam então acima dos 70% de participantes que prefere ver fotografias.
Este estudo foi criado a partir de 801 entrevistas a residentes em Portugal continental entre os 15 e os 64 anos, num período que teve lugar entre 3 e 15 de julho.
Leia Também: Afeganistão restringe acesso ao Facebook, Instagram e Snapchat