Procurar

IA pode adicionar 0,8% ao crescimento económico mundial, estima FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que a aplicação da inteligência artificial (IA) possa adicionar até oito décimas ao crescimento mundial, melhorando a produtividade, disse hoje a diretora-geral do organismo, Kristalina Georgieva.

IA pode adicionar 0,8% ao crescimento económico mundial, estima FMI

© iStock

Lusa
16/10/2025 15:20 ‧ há 5 horas por Lusa

Tech

FMI

"A IA só poderá ser valiosa se contribuir para o aumento da produtividade, fizemos as nossas avaliações e, na nossa opinião, a IA certamente contribuirá para o crescimento entre 0,1% e 0,8%", referiu Georgieva, em conferência de imprensa.

 

"Este (aumento do crescimento global) é significativo, lembrem-se de que estamos presos a um crescimento de cerca de 3% neste momento e, se extrairmos esse tipo de aumento do crescimento, seria algo muito significativo para o mundo", acrescentou.

Na sua conferência de imprensa central das reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial (BM), Georgieva considerou que a economia global ainda não está a experimentar uma penetração da IA que demonstre a sua contribuição para o aumento da produtividade e alertou que, atualmente, o fundamental é preparar as infraestruturas de cada país para se estabelecerem nesta corrida tecnológica.

Adultos poderão ter conversas eróticas com o ChatGPT até ao final do ano

Adultos poderão ter conversas eróticas com o ChatGPT até ao final do ano

Utilizadores adultos do programa de inteligência artificial (IA) ChatGPT vão conseguir ter conversas eróticas com a IA a partir de dezembro de 2025, informou na terça-feira o presidente da empresa tecnológica OpenAI, Sam Altman.

Lusa | 07:17 - 15/10/2025

Georgieva lembrou que, neste momento, a explosão está centrada em investimentos de capital multimilionários em IA e que "os Estados Unidos se destacam muito mais" do que o resto do mundo, seguidos pela China.

"O 'boom' dos investimentos em IA está a trazer um otimismo incrível, especialmente nos Estados Unidos", acrescentou a diretora-geral.

O relatório World Economic Outlook, apresentado esta terça-feira pelo FMI, indicou que este tipo de investimento compensou a queda e a fraqueza dos restantes investimentos na primeira economia mundial.

Leia Também: Modelo de IA da rede social X manipulado para divulgar 'links' maliciosos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10