O produtor japonês de videojogos Tomonobu Itagaki - conhecido por séries de videojogos como ‘Dead or Alive’ e Ninja Gaiden’ - morreu aos 58 anos. As notícias começaram a circular por via de uma publicação partilhada na própria página no Facebook e foram, mais tarde, confirmadas por alguns dos amigos através de publicações partilhadas no X e na Bluesky.
“A luz da minha vida está prestes a acabar”, pode ler-se na publicação de Facebook de Itagaki de acordo com o site The Gamer. “O facto desta frase ter sido publicada significa que chegou a hora. Já não estou neste mundo (esta publicação foi publicada por alguém especial para mim). A minha vida foi uma série de batalhas e nós continuámos a ganhar. Causei muitos problemas. Continuo fiel aos meus princípios. Sem arrependimentos. Peço desculpas aos meus fãs por não ter sido capaz de lançar o que estava a trabalhar. Desculpem. É o que é. Acontece”.
A par desta mensagem no Facebook, a notícia foi também corroborada por James Mielke numa publicação partilhada na Bluesky.
“Hoje perdi alguém que era verdadeiramente como um irmão para mim. Estou completamente arrasado”, escreve Mielke. “Qualquer pessoa que me conhece sabe como éramos próximos. Descansa em paz. Serás sempre um ninja”.
O produtor da ‘franchise’ de jogos de luta ‘Tekken’ também deixou uma mensagem de despedida por via de uma publicação na rede social X. “Não pode ser, Itagaki. Disseste para um dia irmos beber um copo, não disseste? Não acredito”, escreveu Harada.
No way, Itagaki-san
— Katsuhiro Harada (@Harada_TEKKEN) October 16, 2025
you said, “Let’s grab a drink sometime,” didn’t you?
I don’t believe it. I don’t.
Houve mais personalidades conhecidas do mundo dos videojogos a prestar homenagem a Itagaki. Entre eles esteve Marty O'Donnell, compositor mais conhecido por trabalhar em 'Halo' e 'Destiny' e que partilhou uma publicação na rede social X.
"Triste por saber da morte do meu colega produtor de videojogos Tomonobu Itagaki", escreveu O'Donnell. "Diverti-me imenso com ele em Roma, em 2016. Ambos tivemos o privilégio de trabalhar num jogo de lançamento para a Xbox".
Saddened to learn of the death of a fellow game developer Tomonobu Itagaki. I had a wonderful time with him in Rome back in 2016. We both had the privilege of shipping a launch title for the XBox. pic.twitter.com/lV4TtPFcdr
— Marty O'Donnell (@MartyTheElder) October 16, 2025
Entretanto, foi a vez do antigo estúdio Team Ninja se pronunciar com uma mensagem nas redes sociais. "Estamos muito tristes com o falecimento do primeiro líder da Team Ninja, Tomonobu Itagaki", pode ler-se nesta mensagem.
Mais ainda, o estúdio japonês afirma que dará "continuidade à filosofia e criatividade" de Itagaki, notando que continuará a "criar jogos que muitos jogadores vão gostar". "As nossas profundas condolências pela perda", termina mensagem da Team Ninja.
We are deeply saddened by the passing of Team NINJA's first leader, Tomonobu Itagaki.
— Team NINJA (@TeamNINJAStudio) October 16, 2025
We will carry on the philosophy and creativity that Itagaki-san began and continue to create games that many gamers will enjoy.
Our deepest condolences for his loss.
From everyone at Team…
Itagaki tornou-se conhecido sobretudo pelo trabalho na série ‘Dead or Alive’, tendo sido mais tarde responsável pela revitalização da série ‘Ninja Gaiden’ com o lançamento daquele que foi considerado na altura como um dos grandes exclusivos da primeira Xbox. O último jogo dirigido por Itagaki foi ‘Devil’s Third’, lançado em 2015.
Recordar que na próxima semana, dia 21 de outubro, chegará às lojas 'Ninja Gaiden 4'. Mesmo que seja uma produção da antiga produtora Team Ninja e da Platinum Games, trata-se de uma 'franchise' que continua a ter a marca indelével do produtor japonês.
[Notícia atualizada às 10:51]
Leia Também: Japão lança aviso à OpenAI e classifica jogos e anime como “tesouros"