Viver a bordo da Estação Espacial Internacional é muito provavelmente uma das experiências mais singulares para qualquer pessoa e uma que está ao alcance apenas de um grupo limitado de indivíduos - os astronautas que participam nas missões com apoio de agências espaciais de praticamente todo o mundo.
O objetivo de realizar experiências científicas em órbitas e ajudar a avançar o conhecimento dos investigadores na Terra obriga, no entanto, a algumas privações e mudanças no quotidiano devido ao facto de alguns objetos estarem completamente banidos da Estação Espacial Internacional.
Este é um aspeto que, mesmo que nunca tenha pensado nisso a fundo, faz todo o sentido quando percebe que a vida a bordo da Estação Espacial Internacional é delicada obedece a determinadas condições muito específicas - sendo que há muito pouco espaço para alterações ou elementos que possam ser disruptivos. O objetivo é impedir que elementos demasiado voláteis possam interferir com os sistemas que permitem a permanência de humanos a bordo da estrutura na órbita da Terra.
Nota o site BGR que, felizmente, os engenheiros e investigadores que trabalharam com a Estação Espacial Internacional ao longo dos anos criaram objetos e dispositivos que servem de alternativa a estes objetos banidos.
Ainda assim, vale a pena saber (na lista abaixo) os cinco objetos que estão banidos da Estação Espacial Internacional:
- Velas, fósforos, isqueiros e qualquer tipo de objeto que produza uma chama;
- Bebidas gaseificadas;
- Pão, bolachas e alimentos capazes de produzir migalhas;
- Canetas esferográficas;
- Álcool, seja ele em bebida, perfume ou desinfetante para as mãos.
[Notícia atualizada às 11:42]
Leia Também: Astronauta mostra 'comboio' de satélites da SpaceX na órbita da Terra