Procurar

YouTube dará "segunda oportunidade" a criadores banidos

Caso a empresa determine que um criador de conteúdos (anteriormente banido) merece uma segunda oportunidade, não terá acesso ao antigo canal - sendo obrigado a começar do zero.

YouTube dará "segunda oportunidade" a criadores banidos

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
10/10/2025 22:00 ‧ há 3 horas por Miguel Patinha Dias

A empresa responsável pelo YouTube (e pela Google), a Alphabet, anunciou em setembro que pretende restaurar os canais na plataforma que foram banidos após terem disseminado desinformação relacionada com a pandemia de Covid-19 e as eleições presidenciais de 2020.

 

Agora, parece que o YouTube está disposto a alargar esta tolerância a canais banidos por outros motivos, indicando que pretende lançar um “programa piloto” para dar a criadores de conteúdos banidos uma “segunda oportunidade”.

A empresa indica que “criadores qualificados” poderão “requisitar” uma segunda oportunidade da plataforma, mas não refere os parâmetros que aplicará para determinar que criadores serão considerados “qualificados”.

Notar ainda que, caso o YouTube determine que estes criadores de conteúdos merecem a tal segunda oportunidade, não recuperarão os antigos canais e terão de começar do zero com um novo canal.

“O nosso objetivo é disponibilizar [este programa] para criadores que sejam elegíveis para se candidatarem nos próximos meses e agradecemos a paciência à medida que aceleramos, avaliamos cuidadosamente os pedidos e aprendemos ao longo do tempo”, pode ler-se no comunicado do YouTube partilhado pelo site Engadget.

É ainda referido neste comunicado que, entre os factores que serão levados em conta, estará “se o criador [de conteúdos] cometeu violações particularmente severas ou persistentes às Regras da Comunidade ou se a atividade do criador dentro e fora da plataforma prejudicou ou continua a prejudicar a comunidade do YouTube”.

No entanto, sabe-se já que as pessoas banidas por violação de direitos de autor não se poderão candidatar.

Leia Também: Bruxelas questiona Apple e YouTube sobre proteção de menores online

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10