Ao contrário de outras redes sociais que indicam explicitamente se alguém o bloqueou ou não, esta informação não é apresentada de qualquer forma pelo Instagram - o que pode levar a situações de ansiedade e até mal entendidos.
No entanto, há certos métodos que pode empregar para saber se foi ou não bloqueado por alguém no Instagram, os quais o obrigarão a ir até áreas específicas da rede social para o saber com mais certeza - desde o perfil, até às Stories, passando pelas mensagens e até à pesquisa na própria rede social.
Posto isto, decidimos contar-lhe abaixo os sinais a que deve estar atento de forma a saber se foi ou não bloqueado. Sublinhamos que estes sinais devem ser vistos como confirmações de que foi bloqueado mas, se todos forem somados, há naturalmente uma elevada probabilidade de que tal possa ter acontecido.
Veja o perfil
Se for a um perfil e se essa pessoa o tiver bloqueado, as publicações não aparecerão e surgirá apenas uma mensagem a dizer que a página não se encontra disponível.
Stories
Naturalmente, se tiver sido bloqueado não lhe serão apresentadas novas Stories da conta em questão. Se a pessoa tinha por hábito partilhar Stories e, caso tenha deixado de as ver de forma repentina, este pode ser um sinal a ter em conta.
Verifique as mensagens
Caso já tenha trocado mensagens com a pessoa que suspeita que o tenha bloqueado, poderá ir até à conversa e se a fotografia não aparecer é muito provável que o tenha feito.
Pesquise
Tentar pesquisar o nome da pessoa que o possa ter bloqueado é uma boa forma para ter a certeza uma vez que, caso introduza o nome no campo de pesquisa, não aparecerá qualquer resultado.
Tente mencionar a pessoa num comentário
A possibilidade de mencionar alguém nos comentários do Instagram está disponível apenas para contas que não o bloquearam. Se tentar mencionar alguém que o tiver bloqueado, não conseguirá fazê-lo.
Use o Instagram sem estar na sua conta
A derradeira ‘prova dos nove’ para saber se foi ou não bloqueado no Instagram está em visitar o perfil da pessoa em questão, seja em modo Anónimo ou com a conta de outra pessoa. Se o perfil for aberto ao público, terá aí o sinal de que foi (de facto) bloqueado.
Leia Também: Instagram Map chegou a Portugal. Novidade é vista como risco de segurança