Srini Kasthoori, que é um dos principais especialistas mundiais em IA aplicada aos negócios e é diretor global de soluções multi setoriais da DXC Technology, está em Lisboa até 09 de outubro, no âmbito do World Aviation Festival, onde é orador.
Questionado sobre a lei de IA europeia, o responsável destaca que a Europa assume a liderança de como implementar a governança.
Algumas destas regulações "são relevantes e importantes porque, por vezes, a tecnologia pode sair do controlo e fazer coisas que provavelmente causariam problemas de privacidade, governação e segurança, e esta geração de IA, especialmente desde que o LLM e os modelos de linguagem simplificada e os modelos de raciocínio começaram a desenvolver-se", prossegue.
Nesse sentido, pode haver desafios de segurança, de privacidade dos dados, mas também pode ter desafios no que respeita à IA inventar coisas.
"Depois também terá pessoas a usar IA para" aceder ao algoritmo, por isso, "é importante colocarmos barreiras de proteção para garantir que a IA não está a causar qualquer tipo de dano", adianta.
Contudo, "ao mesmo tempo, não queremos exagerar, pois isso pode fazer com que percamos essa inovação", adverte.
Por isso, "é necessário haver um equilíbrio rigoroso entre a forma como protegemos a nossa privacidade e garantimos que a governação organizacional está em vigor sem perder o acesso aos nossos dados ou sem permitir que um assistente de IA invada a nossa infraestrutura de TI organizacional".
"É importante que o façamos, mas de uma forma mais focada no crescimento", refere Srini Kasthoori.
A regulação de IA europeia "deve ser equilibrada para que também permita a inovação", remata.
Srini Kasthoori tem mais de 25 anos de experiência a impulsionar a transformação digital para clientes da Fortune 500 de várias indústrias. É também membro do North Carolina IT Strategy Board, onde aconselha sobre políticas de TI a nível estadual e inovação no setor público.
Srini tem um mestrado em ciências pela Annamalai University e completou programas de educação executiva em consultoria e inteligência artificial generativa na Kellogg School of Management da Northwestern University.
Leia Também: Srini Kasthoori: "Sugiro que olhemos para a IA como uma tapeçaria"