A empresa responsável pelo Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, a Meta, anunciou que passará a exibir anúncios com base nas interações dos utilizadores com o seu assistente de Inteligência Artificial - a Meta AI.
Significa isto que, se perguntar à Meta AI sobre algum produto ou destino de férias específico, serão mostrados anúncios relacionados enquanto estiver a navegar nas redes sociais.
Mais ainda, caso tenha ligado as suas contas de Facebook, Instagram e WhatsApp, pode (por exemplo) começar a ver anúncios no Instagram relacionados com interações tidas com a Meta AI no WhatsApp. No entanto, a Meta refere que há alguns assuntos que não usará para escolher os anúncios a mostrar aos utilizadores - como é o caso de religião, orientação sexual, política, saúde, etnia, entre outros temas mais sensíveis.
“Temos políticas existentes relativas a informação que as pessoas podem considerar sensíveis e continuam a aplicar-se”, pode ler-se no comunicado partilhado pela responsável pelo departamento de privacidade da Meta, Christy Harris.
A Meta afirma que estas mudanças entrarão em vigor a partir do dia 16 de dezembro, notando que começará a notificar os utilizadores a partir de 7 de outubro.
Conta o site The Verge que as mudanças aplicar-se-ão à maioria dos territórios onde as redes sociais da Meta estão presentes, com exceção do Reino Unido, União Europeia e Coreia do Sul - onde, aparentemente, a gigante tecnológica se encontra em conversações com as entidades reguladoras.
Leia Também: X de Elon Musk prestes a ser ultrapassado pela Threads