A nossa vida moderna está repleta dos mais variados gadgets e dispositivos eletrónicos e, dado o elevado ritmo de inovação, surgem frequentemente novos produtos que tornam outros pouco úteis ou mesmo obsoletos.
Ainda que possa ter a tentação de deitar para o lixo gadgets que já não usa ou deixaram de ter propósito, recomendamos que não o faça. Isto porque, mesmo que estes dispositivos estejam ultrapassados, há a possibilidade de os reaproveitar ou até de os vender a colecionadores que estão dispostos a pagar quantias interessantes.
Caso esteja em processo de se desfazer de alguns equipamentos eletrónicos em casa, recomendamos que dê uma vista de olhos abaixo para saber quais são os aparelhos a que deve prestar um pouco mais de atenção.
Filmes e leitores de DVD
Além de filmes lançados em DVD terem muitas vezes valor para colecionadores - sobretudo edições especiais com capas metálicas e conteúdo extra - há a questão de hoje em dia tudo o que entretenimento estar associado a serviços de streaming. Ao invés de depender da boa vontade de uma empresa para ter acesso aos seus filmes favoritos, tê-los em DVD quer dizer que poderá sempre vê-los quando quiser sem ter de pagar uma subscrição.
iPods antigos
Além do factor nostalgia, muitos audiófilos preferem ouvir música com os primeiros modelos do iPod da Apple. O facto de também terem dimensões reduzidas, significa que é possível levar estes dispositivos em corridas e outras atividades ao ar livre sem necessidade de carregar o telemóvel. Tendo em conta que muitos destes iPods já são vistos como gadgets ‘vintage’, é claro que também conseguirá encontrar alguém que possa ter interesse em adquirir o seu antigo leitor de música em formato digital.
Discos externos
Mesmo que possam não ter uma velocidade de leitura tão rápida quanto os SSDs mais recentes, a verdade é que os antigos discos externos de armazenamento podem ser muito úteis para ‘backup’ - servindo assim para armazenar documentos, fotografias e outros documentos pessoais.
Monitores
Os aficionados por videojogos que tenham o PC como a sua plataforma preferencial certamente terão mais incentivos para trocar o monitor, optando por modelos mais recentes com resoluções e taxas de atualização mais avançadas. No entanto, se não for um ‘gamer’, poderá aproveitar o seu antigo ecrã de computador como um segundo monitor para tarefas específicas - sejam elas videochamadas ou um ecrã onde pode ter sempre a caixa de e-mail aberta com documentos profissionais.
Drones
Se está à procura de um drone mais recente, não descarte o valor que o seu antigo modelo pode ter para outras pessoas. Acontece que os componentes e pequenas peças dos drones mais antigos podem ser valiosos para os ‘engenhocas’ que compõem a comunidade aficionada por estes dispositivos eletrónicos. Assim sendo, é possível que consiga financiar a compra de um novo modelo vendendo as peças do seu antigo modelo.
Leia Também: Os 8 dispositivos que tem em casa que não devem ser ligados a extensões