Mesmo que continue a ‘dar cartas’ no mundo dos telemóveis, o facto de a Huawei se ter visto obrigada a afastar da Google e do sistema operativo Android em 2019 fez com que o impacto da tecnológica chinesa nos territórios ocidentais se tenha tornado mais reduzido neste mercado.
No entanto, provando-se o ditado que diz que ‘quando se fecha uma porta, abre-se uma janela’, a Huawei aproveitou para apostar nos ‘wearables’ e, neste momento, a empresa chinesa é um dos nomes incontornáveis no segmento dos relógios inteligentes, pulseiras de ‘fitness’ e também fones sem fios.
O Watch GT 6 Pro faz parte da mais recente geração de relógios inteligentes da Huawei e, enquanto topo de gama, espelha tudo o que a empresa chinesa tem para oferecer de melhor para este segmento. Foi para ficarmos a saber as novidades deste modelo que a Huawei enviou, antes do anúncio oficial que teve lugar em França, uma unidade do Watch GT 6 Pro e com a qual tivemos a oportunidade de passar as últimas semanas.
© Huawei
O grande argumento a favor do Watch GT 6 Pro é, sem dúvida, a autonomia da bateria. Se nos primórdios dos relógios inteligentes era normal termos sempre de alocar uma altura do dia para recarregar a bateria, o Watch GT 6 Pro é mais do que capaz de durar vários dias numa utilização normal. Ainda que não tenhamos comprovado os 21 dias de autonomia anunciados pela Huawei, o Watch GT 6 Pro apresenta uma autonomia suficiente para que a bateria não tenha de ser uma preocupação diária.
Esta é uma das vantagens do Watch GT 6 Pro, um relógio com uma dimensão de 46mm que, devido a este tamanho, pode não ser adequado ou ao gosto de todos os utilizadores de relógios inteligentes. Não obstante, o design do Watch GT 6 Pro é claramente um sinal que a Huawei está a pensar nos praticantes de atividades desportivas ao ar livre.
O Watch GT 6 Pro é constituído por liga de titânio, uma área de sensores com cerâmica e um vidro de safira, uma escolha de materiais que faz da resistência outro ponto a ter em conta deste relógio da Huawei. A boa prática da atividade desportiva também está garantida com o ecrã.
© Huawei
Mesmo em dias mais solarengos - como os que tivemos na maioria deste mês de setembro - o ecrã AMOLED de Watch GT 6 Pro da Huawei e o seu brilho até 3.000 nits é capaz de exibir a interface com clareza mesmo com luz solar direta. A existência de altifalantes e microfone também permite usar o Watch GT 6 Pro para atender chamadas e, ainda que possa ter algumas limitações de acordo com o ambiente, em situações que não possa atender o telemóvel será certamente útil.
Este foco em tornar o Watch GT 6 Pro resistente e adequado para o ar livre espelha aquela que foi uma preocupação da Huawei para esta nova geração de relógios, nomeadamente na capacidade de monitorizar mais facilmente atividades como ciclismo, ‘trail’, golfe e esqui. A precisão da localização via GPS também foi alvo de melhoria, permitindo agora aos utilizadores do Watch GT 6 Pro gerir as respectivas rotas.
No que diz respeito a funcionalidades voltadas para a saúde em bem-estar, o sistema TrueSense volta a estar sob destaque, reunindo informações como frequência cardíaca, nível de oxigénio no sangue, qualidade de sono e ciclo menstrual, oferecendo aos utilizadores análises em relação ao nível do stress, disposição e fornecendo métricas valiosas para quem treina saber mais sobre os períodos de recuperação.
© Huawei
É importante enaltecer que o Watch GT 6 Pro é compatível tanto com telemóveis Android como iOS e funciona através da app Huawei Health, pelo que se pode tornar uma opção viável caso pretenda alternativas viáveis a outros relógios WearOS ou Apple Watch.
Por outro lado, o Watch GT 6 Pro apresenta alguns desafios, como é o caso dos pagamentos ‘contactless’ que, no formato atual, é uma possibilidade muito limitada e que (esperemos) seja alvo de uma revisão futura.
Mesmo com estes problemas, o Huawei Watch GT 6 Pro está certamente entre os melhores relógios que já usámos. Se é uma daquelas pessoas que fica com receio de danificar o relógio sempre que anda com ele ou considera que as atividades físicas que pratica são demasiado radicais, este será certamente um relógio a ter em conta para a sua próxima compra.
Leia Também: Huawei anuncia que lançará em 2026 novo 'chip' de inteligência artificial