Além do rato, o teclado é sempre um elemento incontornável no ‘setup’ de qualquer jogador de PC digno desse estatuto. Enquanto uma das referências nos acessórios para o segmento do ‘gaming’, a Corsair não tem falta no seu catálogo de propostas viáveis para quem procura um teclado de qualidade.
O Vanguard 96 é mais uma proposta de grande qualidade da Corsair para os teclados no segmento do ‘gaming’, reunindo diversas virtudes que fazem dele um dos melhores que experimentámos da marca.
Haverá certamente quem não aprecie a ‘banda sonora’ dos teclados mecânicos e, ainda que o Vanguard 96 tente tornar os sons emitidos pelo soar das teclas um pouco mais suaves, continuará a não passar despercebido se estiver num escritório ‘open space’.
Por outro lado, esta é uma boa notícia para todos aqueles que apreciam a ‘sonoridade’ de um teclado mecânico a funcionar em pleno. O pressionar das teclas do Vanguard 96 é suave, mas impactante e proporciona o ‘feedback’ adequado para que os dedos deslizem facilmente ao longo de toda a superfície do teclado com retroiluminação (personalização) sem qualquer obstáculo.
© Corsair
Podemos dizer que tivemos uma excelente experiência enquanto experimentámos o Vanguard 96, mas foi necessária alguma habituação às dimensões mais reduzidas (do que é habitual) da tecla 'Enter'.
Também tivemos a sensação que o Vanguard 96 é um pouco mais pesado do que é normal e, ainda que possa ser um problema para quem costuma viajar frequentemente, a robustez acrescida é sempre algo de bom neste tipo de acessórios que, por vezes, podem ter de lidar com (digamos) ânimos um pouco mais exaltados.
Além da experiência tradicional de um teclado, o Vanguard 96 proporciona algumas novidades dignas de nota. Temos também de referir as seis teclas compatíveis com a Stream Deck que se encontram disponíveis na área lateral do lado esquerdo do teclado, sendo que também as pode personalizar para as suas funções mais usadas.
© Corsair
O grande fator de distinção do Vanguard 96 é também o ecrã LCD a cores de 1,9 polegadas com 320 x 170 de resolução no qual o utilizador pode exibir animações, imagens e informação que seja relevante. A utilidade deste ecrã é discutível e ainda que possa ser pouco usado de forma produtiva pela maioria dos utilizadores, não há dúvidas que se trata de um elemento distintivo deste teclado.
Nota ainda para o facto de a almofada que pode ser unida magneticamente ao teclado ser manifestamente confortável para os pulsos. Ao contrário de outros teclados em que o suporte para os pulsos acaba por não ter a devida altura, a almofada de apoio dos Vanguard 96 é alta o suficiente para permitir que os pulsos possam repousar de forma confortável e ergonómica enquanto está a usar o teclado.
© Corsair
O Vanguard 96 da Corsair está disponível por um preço de 179,99 euros, um valor elevado que, ainda assim, consegue ser perfeitamente justificado tendo em conta a proposta. Trata-se de um teclado mecânico muito confortável de usar diariamente, robusto, e que é praticamente todo personalizável - desde as seis teclas na lateral esquerda, passando pelo ecrã LCD do lado direito e até todas as teclas disponíveis graças ao pequeno acessório que vem disponível na caixa.
Sem dúvida, uma proposta que será difícil de resistir e continua a tradição da Corsair como marca confiável no segmento do PC ‘gaming’.
Leia Também: Análise ao Corsair Sabre v2 Pro. Um dos ratos mais leves que testámos