A disseminação da Inteligência Artificial tem-se feito sentir não só nos tempos de lazer mas também no mundo profissional, com um estudo levado a cabo pela International Workplace Group (IWG) a indicar que os trabalhadores pertencentes à Geração Z já se renderam a este tipo de ferramentas.
O estudo da IWG indica que os trabalhadores nascidos entre 1997 e 2012 - pertencentes à chamada Geração Z - até estão a ajudar os colegas mais velhos a adotarem este tipo de ferramentas.
São 59% os trabalhadores da Geração Z que diz estar a ensinar aos colegas mais seniores a usar Inteligência Artificial, com 78% a dizer mesmo que estas ferramentas lhes poupa tempo. É mesmo indicado que, em média, se ganha 55 minutos por dia na utilização destas ferramentas - o que equivale a quase um dia de trabalho por semana.
“O mundo do trabalho está a evoluir rapidamente. Os avanços tecnológicos, particularmente na IA, estão a aumentar a produtividade, abrindo novas oportunidades de carreira e conectando diferentes gerações de especialistas. Esses ganhos significativos de produtividade possibilitados pela IA estão a ajudar a criar equipas mais conectadas e ágeis, preparadas para o futuro do trabalho”, afirma o fundador e CEO da IWG, Mark Dixon. “As gerações mais jovens estão a desempenhar um papel fundamental ao partilhar as suas competências digitais com os seus colegas, o que melhora o desempenho e revela novas oportunidades de negócio”.
Este estudo foi conduzido em junho de 2025 e contou com uma amostra de 2.016 trabalhadores de escritório dos EUA e do Reino Unido.
Leia Também: Nvidia vai investir até 100 mil milhões de dólares na OpenAI